Alguém tem boa experiência com a redução de NaBH4\Cucl2?

Bennychairman

Don't buy from me
New Member
Joined
Jul 7, 2022
Messages
25
Reaction score
17
Points
3
Gostaria de perguntar se algum de vocês tem experiência com o melhor método, taxas e temperaturas para a redução, estou falando especificamente de 2,5 dimetoxi-NS para 2ch
Digamos que meu amigo tenha tentado algo assim.

Um balão de fundo redondo de 2 gargalos contendo uma mistura 1:1 de IPA:água por peso (250g/10g de NS) foi equipado com um condensador e 7,25 equivalentes molares de NaBH4 foram adicionados, de uma só vez, sob forte agitação e deixados até que o borbulhamento parasse e tudo fosse dissolvido. Em seguida, todo o NS (9,3 g) foi adicionado de uma só vez ao frasco.
*A adição do Nabh4 causaria um congelamento -16 seria seguro para que o nabh4 não se decompusesse?

A mistura foi refluxada por 15 minutos antes que 1,2 g de CuCl2 di-hidratado dissolvido em uma quantidade mínima de água fosse adicionado à reação de refluxo de uma só vez. Isso foi um erro, e a mistura quase ferveu para fora do gargalo lateral aberto do frasco. Da próxima vez, adicionarei a mistura em duas partes. A reação foi então refluxada por mais uma hora. Notou-se um cheiro muito fraco de metilamina, o que significa que meu nitroestireno não estava suficientemente limpo e ainda continha quantidades de nitrometano que estavam sendo reduzidas a metilamina. Na verdade, isso me deixou feliz, pois era uma evidência de que os grupos nitro estavam sendo reduzidos.

Após o refluxo, deixou-se que a reação esfriasse até a temperatura ambiente e adicionou-se ácido acético concentrado para neutralizar o NaBH4 restante até que não houvesse mais borbulhamento após a adição de ácido acético. Foram necessários cerca de 20 ml de ácido acético.


Trabalho:

A solução foi filtrada a vácuo e destilada até que o destilado saísse a 100C, o que significa que quase todo o IPA foi fervido. Esse destilado foi armazenado em um recipiente e será reciclado para outras execuções da reação.

Após o resfriamento da solução, foi observado na mistura de reação um óleo escuro que presumo ser 2C-H freebase bruto. Foi adicionado Conc. HCl foi adicionado sob agitação até que a água ficasse fortemente ácida. Isso exigiu mais HCl do que o esperado. Em seguida, a água foi lavada com 6x25mL de DCM, tornada básica com solução de KOH a 20%, extraída com 6x25mL de DCM, os extratos foram reunidos, lavados com água destilada e 5g de HCl concentrado foram adicionados, seguidos de extração com 3x40mL de água. A água foi fervida por meio de destilação azeotrópica com tolueno até ocorrer uma súbita precipitação de cristais brancos de 2C-H HCl.

Rendimento final: 6,8 g de 2C-H HCl a partir de 9,3 g de 2,5-dimetoxi-beta-nitrostyrene. 65%



É possível fazer algo para melhorar o rendimento ou economizar alguns materiais?
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
518
Reaction score
281
Points
63
Acho que o rendimento é suficientemente satisfatório, conforme relatado acima. Entre os pequenos ajustes: talvez um pouco menos de água seja uma boa ideia, adicionar o nitrostyrene dissolvido em isopropanol com certeza é, e a solução de Cu lançada em gotículas minúsculas e rápidas com controle de temperatura novamente parece desejável. Acho que o trabalho foi bastante exagerado e a eluição da base livre por meio de uma coluna curta de sílica pode ter removido as impurezas coloridas mais rapidamente (o TLC é relevante). Mas, novamente, posso estar errado e o isolamento da solução aquosa é a melhor maneira de obter esse cloridrato.
 
Top