Novo estudo: Efeitos complexos do CBD e do THC sobre a ansiedade durante a abstinência do álcool

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
221
Reaction score
228
Points
43
PXyBJEZlI2


Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia investigou os efeitos dos canabinoides, especificamente o canabidiol (CBD) e o ∆9-tetrahidrocanabinol (THC), sobre comportamentos semelhantes aos da ansiedade durante a abstinência do álcool. As descobertas do estudo, publicadas na Frontiers in Neuroscience, oferecem novas percepções sobre os possíveis benefícios e riscos do uso desses compostos para aliviar os sintomas da abstinência do álcool.

Histórico

O transtorno por uso de álcool (AUD) geralmente é acompanhado por transtornos de ansiedade, com sintomas de abstinência que exacerbam a sensibilidade ao estresse e a ansiedade. Os tratamentos tradicionais para o AUD concentram-se na redução do consumo de álcool, mas o controle da ansiedade induzida pela abstinência continua sendo um desafio. Os canabinoides como o CBD e o THC, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e ansiolíticas, surgiram como candidatos em potencial para abordar esses problemas.

Visão geral do estudo

A equipe de pesquisa, liderada por Mariam Melkumyan e colegas, levantou a hipótese de que os canabinoides poderiam modular a função neuroimune na amígdala central (CeA), uma região do cérebro crucial para regular a ansiedade e a ingestão de álcool. Para testar isso, eles expuseram camundongos ao vapor de álcool crônico intermitente e, em seguida, administraram CBD sozinho ou uma proporção de 3:1 de CBD:THC durante os períodos de abstinência aguda (4 horas) e de curto prazo (24 horas).

Principais resultados

1. CBD e ansiedade em diferentes estágios de abstinência:
Em um período de abstinência de 4 horas, tanto o CBD sozinho quanto a mistura CBD:THC aumentaram os comportamentos semelhantes à ansiedade.
Na retirada de 24 horas, o CBD sozinho reduziu os comportamentos semelhantes à ansiedade, enquanto a mistura CBD:THC teve efeitos mistos, indicando tanto a redução quanto o aumento dos comportamentos semelhantes à ansiedade, dependendo de medidas específicas.

2. Impacto do estresse:
O estudo também avaliou o impacto de um fator de estresse adicional durante a abstinência. Descobriu-se que um estressor agudo aumentou os comportamentos semelhantes à ansiedade nos períodos de abstinência de 4 horas e 24 horas.

3. Função neuroimune:
A análise imuno-histoquímica mostrou uma diminuição na contagem de células neuroimunes (S100β e Iba1) no CeA durante o período de abstinência de 4 horas, com o CBD e o CBD:THC revertendo esses efeitos.
- Essas alterações não foram observadas na marca de 24 horas de abstinência, sugerindo efeitos dependentes do tempo na função neuroimune.

4. Análise do plasma: Os camundongos em abstinência de 24 horas apresentaram maior teor de THC e metabolismo mais rápido do CBD, o que pode explicar os efeitos variáveis observados.

Discussão

As descobertas sugerem que o momento da administração de canabinoides durante a abstinência de álcool é crucial. Embora o CBD tenha se mostrado promissor na redução da ansiedade na marca de 24 horas, ele pareceu exacerbar a ansiedade na retirada de 4 horas. Os efeitos mistos da mistura CBD:THC ressaltam a complexidade das interações canabinoides durante a abstinência, potencialmente influenciadas pelo metabolismo alterado e pelas respostas neuroimunes.

O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas para entender o uso ideal de canabinoides no tratamento dos sintomas de abstinência de álcool. Ele também levanta questões importantes sobre a dosagem e o momento da administração para maximizar os benefícios e minimizar os riscos.

Conclusão

Essa pesquisa representa um avanço significativo na compreensão dos efeitos diferenciados dos canabinoides sobre a ansiedade durante a abstinência do álcool. Como a busca por tratamentos eficazes continua, essas descobertas oferecem uma base para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais direcionadas e eficazes para indivíduos que lutam contra o AUD e seus transtornos de ansiedade associados.

Para os interessados nas descobertas e metodologias detalhadas, o estudo completo está disponível na Frontiers in Neuroscience (Clearnet). Este artigo tem como objetivo envolver os leitores apresentando descobertas científicas complexas de forma acessível e intrigante, destacando a relevância e o impacto potencial da pesquisa no tratamento do transtorno por uso de álcool e da ansiedade associada.
 

miner21

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 15, 2023
Messages
531
Reaction score
248
Points
43
Eu já vi isso. Eu me pergunto o quanto o efeito placebo (seja lá o que isso for, ainda é um efeito) influenciou. Eu teria que saber mais sobre como o estudo foi realizado. Ele foi duplo-cego?
 

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
221
Reaction score
228
Points
43
O estudo foi realizado em camundongos. Acho que o efeito placebo pode ser ignorado
 

miner21

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 15, 2023
Messages
531
Reaction score
248
Points
43
É justo, mas como saber se os camundongos têm ansiedade? Basta julgar pela atividade deles? Ouvi coisas boas de pessoas que o usaram para vários alimentos
 

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
221
Reaction score
228
Points
43
Os cientistas usam uma variedade de testes comportamentais para avaliar a ansiedade em camundongos, em vez de apenas julgar com base na atividade geral. Esses testes são projetados para explorar os comportamentos naturais dos camundongos em situações que causam ansiedade. Veja, por exemplo, o Elevated Plus Maze, o teste de campo aberto e o teste de interação social.

Esses testes são frequentemente usados em combinação para fornecer uma avaliação mais abrangente da ansiedade em camundongos. A interpretação desses comportamentos envolve a comparação com o comportamento de linha de base de camundongos normais, bem como a observação de alterações no comportamento após a administração de substâncias ansiolíticas (redutoras de ansiedade) ou ansiogênicas (indutoras de ansiedade).

É claro que essa abordagem não pode nos dar todas as respostas, mas é tudo o que temos atualmente.
 

miner21

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 15, 2023
Messages
531
Reaction score
248
Points
43
Parece que os testes em humanos devem estar chegando, então
 

Locasner

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Aug 30, 2024
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Você acha que os exercícios de aterramento podem reduzir a ansiedade e o estresse?
 
Last edited:

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
221
Reaction score
228
Points
43
Se você se refere a uma pessoa que não está em abstinência de álcool, é claro que os exercícios podem ajudar, até certo ponto. Na presença de abstinência, ele pode ser uma opção adicional e de apoio, como regra. Não vale a pena confiar totalmente nele.
 

miner21

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 15, 2023
Messages
531
Reaction score
248
Points
43
Não sei exatamente o que é um exercício de aterramento. No entanto, a atividade física regular pode reduzir o estresse e ajudar a tratar algumas formas de depressão. Não ouvi falar muito sobre o tratamento da ansiedade, mas não faz mal
 
Top