2C-H c/o 2,5-dimetoxibenzaldeído: Conversão de fenilefrina em (3-hidroxifenil)acetaldeído

ProxyProxy

Don't buy from me
New Member
Joined
May 23, 2023
Messages
6
Reaction score
4
Points
3
Introdução:

A Fenilefrina
é estruturalmente muito semelhante à Pseudoefedrina e é também utilizada como descongestionante nasal.
As empresas farmacêuticas preferem utilizar a fenilefrina em vez da pseudoefedrina para evitar a sua conversão direta em metanfetamina.
A pseudoefedrina
também pode ser convertida indiretamente através de P2P/BMK/Fenilacetona.
Uma vez que a fenilefrina não pode ser utilizada para produzir metanfetaminas, tem recebido pouca atenção até à data.
Teoricamente, a fenilefrina também pode ser convertida da mesma forma que a pseudoefedrina, produzindo um precursor altamente desejável, o (3-hidroxifenil)acetaldeído.
A vantagem deste processo é o facto de a fenilefrina ser relativamente barata e fácil de encontrar, em comparação com o 2,5-dimetoxibenzaldeído.
O 2,5-dimetoxibenzaldeído também depende do acesso ao nitrometano para a condensação de Henry, o que pode não ser o caso.

RXN 1:

A fenilefrina
(uma alfa-hidroxi amina) é primeiro convertida no aldeído (3-hidroxifenil)acetaldeído utilizando um catalisador ácido.
O mecanismo é bastante complexo e processa-se através de numerosos intermediários que existem em equilíbrio.
A reação começa com a protonação do álcool benzílico, a água é eliminada formando uma enamina que depois se isomeriza para formar a imina.
A imina é então atacada pela água, formando o hemi aminal que elimina o ião metilamina/metilamónio formando o aldeído desejado.
O subproduto metilamina pode ser separado e guardado para outras reacções! Não faz sentido desperdiçá-lo e ajuda a melhorar a economia de átomos do processo se
se estiver a fazer isto em grande escala.

Nota! Deixar a reação decorrer durante muito tempo ou com um pH demasiado baixo irá provavelmente causar problemas. Uma vez formado, o aldeído pode começar a sofrer
aldol polimerização, uma vez que existe parcialmente na sua forma enol. Os aldeídos (e também os fenóis) são algo instáveis no ar, pelo que a reação poderá ter de ser realizada sob azoto.


HweO7I0198


Evitar reacções secundárias é a principal preocupação!

Uma vez formado o aldeído, são possíveis várias vias. O esquema de reação foi concebido para evitar 2 reacções secundárias principais que podem
que podem ocorrer quando se utiliza dicromato para oxidar o fenol em benzoquinona.
A via 1 forma primeiro a amina e depois protege-a como ftalimida para evitar uma ciclização intramolecular com a benzoquinona
que tem por objetivo restaurar a aromaticidade do sistema.
A via 2 forma a amina em último lugar e começa por proteger o aldeído como acetal para evitar a oxidação para o ácido carboxílico.

NyOhF5fxlB


Esquema de reação proposto (hipotético):

O processo global pode não ser economicamente viável à escala, mas parece definitivamente plausível para o amador.
Os reagentes necessários não parecem ser demasiado tóxicos, caros ou difíceis de encontrar.
Embora admita que o Iodeto de Metilo, o Dicromato e a Hidrazina são bastante desagradáveis sem as devidas precauções de segurança.
Provavelmente,a hidrazina também pode ser substituída por uma alternativa mais segura para a etapa de desproteção da ftalimida.
Se considerar que a hidrazina é demasiado perigosa ou difícil de encontrar, a via do acetal pode ser uma alternativa melhor.
Não me surpreenderia se alguém descobrisse uma forma melhor de fazer esta reação em menos passos ou com reagentes melhorados.
Se tiver alguma sugestão/crítica construtiva/feedback, não se esqueça de a deixar nos comentários.
Como em toda a química, isto é apenas especulação da minha parte, pode haver inúmeros problemas imprevistos ou razões para que esta reação não funcione.
Até que alguém a experimente e dê feedback, não saberemos com certeza.

XVDqK8I79Y

SWIM sonha com uma versão em que o oxigénio atmosférico é utilizado para formar a benzoquinona , embora isso possa não ser possível.
 

2-79-790125

Don't buy from me
Member
Joined
May 26, 2024
Messages
82
Reaction score
21
Points
8
Já utilizou a p-benzoquinona antes? Tenho uma emulsão grave de, penso eu, hidroquinona, depois de adicionar uma solução a 5% de NaOH (lixívia). Preciso de ajuda.
 
Top