Conselhos sobre a separação da pseudoefedrina / Red #40

SpectreOfCommunism

Don't buy from me
New Member
Joined
May 28, 2022
Messages
13
Reaction score
7
Points
3
Vou ser breve - o procedimento habitual de "lavar com acetona até a cor vermelha desaparecer" já não parece funcionar com os comprimidos de Sudafed (ou pelo menos com o SudaGest genérico) de 30 mg. O revestimento vermelho não é óxido de ferro, mas sim o Red #40 Aluminum Lake, que posso dizer pessoalmente que não é particularmente solúvel em acetona. É solúvel tanto em água como em etanol anidro, embora não seja suposto ser - de acordo com a minha pesquisa, só deveria ser solúvel em EtOH seco a 0,001g/100ml. Na prática, porém, é suficientemente solúvel em EtOH seco para que os meus cristais de pseudoefedrina hcl fiquem todos cor-de-rosa avermelhados.

De qualquer forma, o resultado final é que tenho uma tonelada de cristais de cloridrato de PE que estão todos contaminados com este material e estou a ter dificuldade em separá-los - alguém tem alguma experiência com isto? Ou, em alternativa, alguém tem alguma experiência com a contaminação com o Vermelho #40 e a redução pela via de Moscovo (I2 + fósforo vermelho) e será que vai estragar o meu produto final?
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Agite primeiro os comprimidos em gelo raspado. Isto remove mecanicamente a maior parte da camada vermelha.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1
Provavelmente é apenas corante
 

SpectreOfCommunism

Don't buy from me
New Member
Joined
May 28, 2022
Messages
13
Reaction score
7
Points
3
Atualização: Depois de alguns comprimidos em alguns tubos de ensaio com algumas soluções de teste, descobri que um pouco de metanol com 0,5% de ácido acético parece remover bem a camada vermelha (~2min de agitação) e, depois de deitar o comprimido sem revestimento num coador de rede, o metanol evapora-se suficientemente depressa para deixar intacto o núcleo branco sólido do comprimido. Tenho a certeza de que se perde uma pequena quantidade de PSE (uma vez que também é solúvel em MeOH), mas penso que o resultado é provavelmente o mesmo (ou possivelmente melhor) do que remover a camada mecanicamente. Embora o vermelho tenha desaparecido, ainda consigo ver os números impressos no núcleo frágil do comprimido e considero isso como prova de que foi removido muito pouco material do comprimido.

Ironicamente, este procedimento baseia-se nos aglutinantes e na "gosma" para proteger a maior parte do PSE de se dissolver na solução de metanol/ácido acético. De qualquer forma, se alguém tiver outras ideias sobre como melhorar o procedimento de lavagem, não hesite em deixá-las aqui :) obrigado
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1
Penso que se perde negligentemente uma pequena parte da PSE devido ao facto de a substância ativa se encontrar sob o invólucro do comprimido
 

Sonnettales

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 28, 2022
Messages
19
Reaction score
5
Points
3
Sei que este é um post antigo, mas pensei em comentar de qualquer forma, já que recentemente tive o mesmo problema. Se tem um monte de pseudo já contaminado com essa cor rosa porque seguiu o método "extração de comprimidos" #2 noutro fórum aqui, a única coisa que eu poderia fazer depois disso é uma lavagem ácido/base. Seguiu-se um par de lavagens com éter dietílico e uma lavagem com acetona. Os meus cristais ficaram brancos como tudo. Noutra nota, nesse outro fórum, o método #1 que usa carvão ativado e Naptha deu-me alguma da efedrina de base livre mais pura que alguma vez vi. Mesmo que os rendimentos teóricos comparados sejam menores com o método #1, vale a pena na minha opinião. A única coisa a fazer depois disso é transformá-la no seu sal HCl.
 

Nacho

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 24, 2022
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
Lave com um produto de limpeza de peças de travões sem cloro. Não perderá nenhum psuedo e também removerá a maior parte do enchimento e dos aglutinantes.
 

Lordoftheshard

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 16, 2023
Messages
20
Reaction score
13
Points
3
Desde que destile a vapor a mistura de reação externa, estará bem e a sua lixívia seca, sem água, até destilar a vapor a razão de 2,para 1, de lixívia para pse Nd não se preocupe com o bloqueio de lixívia, o vapor vai quebrar tudo
 
Top