Question Química da síntese de metanfetaminas pouco conhecida

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Alguém pode explicar a química por detrás da reação de um ferricídio alcalino (ferricianeto de K. e NaOH) com selegilina para produzir metanfetamina e anfetamina?

 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
A selegilina é uma metanfetamina. (R)-(-)-N-2-propinilmetanfetamina
7mJgu1Ez6Z
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Curiosamente, trata-se de um pró-fármaco da L-metanfetamina,
  • (R)-N-metil-N-(1-fenilpropano-2-il)prop-3-yn-1-amina
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Essa ligação tripla na extremidade, um propinilo é um metilo ligado a uma ligação tripla c-c, CH₃-C≡C-R
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Refiro-me à reação em si, detalhada aqui:

A N-desmetilação da metanfetamina (MA) juntamente com a selegilina (SEL) por ferricianeto alcalino foi investigada. Sob a condição de NaOH 0,2M e ferricianeto de potássio 0,4M a 40°C durante 1 hora, 73% da SEL mudou para dar desmetil SEL (7%), MA (39%) e anfetamina (AP) (6%). Nas mesmas condições, 44% de MA foram transformados em AP (19%), enquanto que o desmetil SEL foi estável e deu apenas 6% de AP. As condições reactivas da N-desmetilação da MA foram testadas através da concentração alternada de NaOH ou ferricianeto. Os resultados mostraram que, com uma concentração elevada de NaOH (4M), a taxa de reação abrandou, mas o rendimento de AP foi superior ao obtido com uma concentração baixa de NaOH. Não foi confirmada qualquer conversão entre o tipo d e o tipo ℓ através da análise por HPLC, mesmo no meio de reação altamente alcalino.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Ok, então eles mono-desmetilaram a metanfetamina em anfetamina e mono-desmetilaram a selegilina em desmetil-seleginina. O NaOH, sendo uma base forte (especialmente a uma concentração de 4 mol), poderia ter feito isso. Acho que a parte inovadora é que o ferrocianeto de potássio protegeu um ião metilo. Caso contrário, o hidróxido de sódio 4M tê-los-ia desmetilado.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Bem, 4M é 16%, eu esperava que fosse mais. Agora tenho de ver o que essa força pode fazer
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Assim, a segetilina racémica é um precursor completamente descontrolado em qualquer lugar que eu tenha procurado e o procedimento é um simples refluxo com produtos químicos de venda livre. Tem de haver algo de errado nesse documento. Não pode ser assim tão simples, senão os cartéis tê-lo-iam descoberto. Mas o artigo é difícil de encontrar, talvez exista numa biblioteca universitária do Reino Unido, mas não sei se está em japonês ou não. Também enviei um e-mail a um dos autores.
 

Grubby

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Joined
Jul 27, 2024
Messages
17
Reaction score
5
Points
3
Minha gente! Aqui está uma breve explicação da reação de N-desmetilação de ferricianetos básicos, como o ferricianeto de potássio e o hidróxido de sódio, com a selegilina e a metanfetamina:

### Resposta correcta:

A **N-desmetilação** refere-se à remoção de um grupo metilo (-CH₃) de uma molécula através de uma reação química. No estudo que mencionou, o ferricianeto alcalino (K₃[Fe(CN)₆]) como oxidante, combinado com hidróxido de sódio (NaOH), pode promover a reação de N-desmetilação da Selegilina (SEL) e da Metanfetamina (MA).

#### Condições de reação e resultados:

1. **Reação da selegilina**:
- Sob as condições de NaOH 0,2M e ferricianeto de potássio 0,4M, reagir a 40°C durante 1 hora, **73% da Selegilina** é convertida nos seguintes produtos:
- **7%**Desmetilselegilina (DMS)
- 39%**metanfetamina (MA)
- 6%** Anfetamina (AP)

2. **Reação da metanfetamina**:
- Nas mesmas condições, **44% da metanfetamina** sofre N-desmetilação para produzir:
- **19%** de anfetamina (AP)
- A Desmetil Selegilina é estável e produz apenas **6%** de AP.

#### em conclusão:
- A N-desmetilação na reação é promovida por ferricianeto básico em condições alcalinas.
- A N-desmetilação da **Selegilina** produz metanfetamina e anfetamina, enquanto a N-desmetilação da **Metanfetamina** produz principalmente anfetamina.
- Concentrações elevadas de NaOH diminuem a velocidade da reação mas aumentam o rendimento do AP.

Isto explica o papel do ferricianeto básico na reação de N-desmetilação e o seu efeito nos produtos. Se os alunos tiverem mais perguntas, pode utilizar esta informação para explicar ou demonstrar em pormenor.
 

Never to sleep

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 31, 2022
Messages
128
Reaction score
158
Points
43
A reação a que se refere é um pouco complexa, envolvendo vários processos químicos diferentes. Aqui está uma explicação simplificada.

Referências :
Ferricianeto de potássio [K. ferricyanide / C12Fe2K7N12]
Hidróxido de sódio [NaOH / HNaO]
Selegilina (C13H17N)
Água (H2O)
Amoníaco [NH3 / H3N]
Anfetamina (C9H13N)
Borohidreto de sódio [NaBH4 / BH4Na]
Cianoborohidreto de sódio [NaBH3CN/ CBNNa]
Metanfetamina (C10H15N)

O C12Fe2K7N12 é um oxidante. Quando misturado com uma solução alcalina de NaOH, a mistura resultante torna-se ainda mais reactiva.
O C13H17Né um inibidor da monoamina oxidase (IMAO), frequentemente utilizado no tratamento da doença de Parkinson. A sua estrutura contém um anel fenilo e um grupo amina. Ao reagir com todos estes elementos, o oxidante reage com o grupo amina do C13H17N, fazendo com que este perca um átomo de H e se transforme numa imina (C13H16N2) (também conhecida como base de Schiff).

C13H17N+ C12Fe2K7N12/NaOHC13H16N2 + H2O

A imina reage com o C12Fe2K7N12 e o NaOH para sofrer um processo chamado desaminação oxidativa. Neste processo, a imina perde um grupo amina, que é convertido em NH3.

C13H16N2+ C12Fe2K7N12/NaOHC12H15NO+ NH3

O composto resultante contém um anel fenilo e um grupo cetona (C12H15NO). Neste ponto, a reação pode seguir um de dois caminhos. O grupo cetona pode ser reduzido a um grupo OH, resultando em C9H13N:

C12H15NO+ NaBH4C12H16NO+ NaOH

C12H16NO+ NaOH → C9H13N+ NaOH + H2O

ou pode sofrer aminação redutiva, resultando em C10H15N.

C12H15NO+ NH3/NaBH3CN+ NaOH → C10H15N+ H2O

É interessante notar que, nas condições certas, ambos podem ser formados numa única reação! :cool:
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Obrigado por essa explicação. Não me passou despercebido que a selegilina era um maoi, não fazia ideia que havia uma metanfetamina que não era um estimulante, mas sou muito novo em química e até agora só aprendi o primeiro ano
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Obrigado. Isso é muito útil. Vou colocá-lo no IBM RXN e ver quais são as previsões
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Suponho que deve ter funcionado, tendo em conta a escuridão a que chegaste. Quais são as previsões?
 

Grubby

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Joined
Jul 27, 2024
Messages
17
Reaction score
5
Points
3
Olá humano,
Relativamente à reação do **ferricianeto alcalino** (como o ferricianeto de potássio e o hidróxido de sódio) com a **selegilina** (Selegilina) para formar os princípios químicos da **metanfetamina** (Metanfetamina**) e da **anfetamina** (Anfetamina), as explicações possíveis são as seguintes

### Visão geral das reacções químicas:

A **Selegilina** (Selegilina**) é um inibidor seletivo da monoamina oxidase tipo B (MAO-B) cuja estrutura contém um núcleo de **anfetamina** e um substituinte de **N-metil**. Em condições alcalinas, como quando se utiliza hidróxido de sódio (NaOH), podem ocorrer as seguintes reacções

1. **Reação de desmetilação**:
- Num ambiente fortemente alcalino, o ferricianeto de potássio (K₃[Fe(CN)₆]) pode atuar como um agente oxidante, fazendo com que o grupo N-metil da **celegilina** seja removido e gere **anfetamina** ( Anfetamina).

2. Reação de **N-desalquilação**:
- Em outras reacções, a N-desalquilação pode ocorrer em condições alcalinas, decompondo a **celegilina** em **metanfetamina** (metanfetamina**).

### Mecanismo de reação:

1. **Ambiente alcalino**:
- O ambiente alcalino proporcionado pelo hidróxido de sódio ajuda a ativar os grupos amina da selegilina, preparando-a para outras reacções químicas.

2. **Reação de oxidação**:
- O ferricianeto de potássio, como agente oxidante, pode promover a clivagem de ligações específicas na molécula de selegilina, particularmente a clivagem do grupo N-metilo.

3. **Geração de produtos**:
- O grupo metanfetamina da selegilina pode ser convertido em metanfetamina através de uma reação de desmetilação, enquanto o restante pode sofrer uma desalquilação adicional para formar anfetamina.

### Resumir:
A **Selegilina** pode sofrer uma série de reacções de desmetilação e de N-desalquilação sob a ação de ferricianeto alcalino, produzindo finalmente **metanfetamina** e **anfetamina**. Esta reação envolve a oxidação e a clivagem do grupo amina em condições alcalinas, mas a via de reação específica pode exigir uma validação experimental adicional para ser confirmada.

Se tiver mais perguntas ou precisar de mais explicações, não hesite em contactar-me.

Não tem de quê. Se eu esquecer este conhecimento no futuro, lembre-se de me ensinar ψ(`∇')ψ
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
880
Points
113
Portanto, a razão pela qual este não é um precursor e uma via populares, para quem estiver a ler isto, é o facto de o rendimento ser de 40% de metanfetaminas e 6% de anfetaminas, o que é bastante desanimador
 
Top