Guia de separação de enantiómeros de metanfetamina à prova de idiotas?

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
66
Points
28
Alguém já publicou um guia deste género aqui? Um guia que seja tão completo e bem escrito que até idiotas como eu o consigam seguir e compreender?

Não é um processo difícil, mas não consigo encontrar uma resposta direta, normalmente com quantidades vagas de ácido tartárico, sem dar pormenores. Sei que os enantiómeros têm solubilidades diferentes em álcoois, mas que álcool deve ser utilizado?
 

InLikeFlynn

Don't buy from me
Resident
Joined
May 27, 2023
Messages
46
Reaction score
27
Points
18
Consultou a secção de vídeos? Há um vídeo específico para isso mesmo. Pode saltar o passo da destilação e converter para base livre se o seu produto já for puro.

 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
881
Points
113
Um texto realmente bom não usaria o ácido tartárico. O ácido dibenzoil-tartárico é fortemente preferido
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
881
Points
113
Aqui vou dizer-vos de uma forma tão simples que não podem fazer asneiras.
Quando se trata de separar enantiómeros de qualquer produto químico coral utilizando a cristalização, os isómeros opticamente activos são mais activos. O que é que isso significa?
1. Opticamente ativo significa que a molécula dobra a luz polarizada. Os compostos que têm moléculas cuja quiralidade gira no sentido dos ponteiros do relógio quando se olha para os átomos de carbono são considerados R
Os compostos cujas cadeias laterais giram no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio são considerados S. Para sermos claros, estou a imaginar um composto quando olho para a cadeia de carbono a partir de c-1; c-1 sem cadeia lateral. 3-2, uma molécula de metilo, pendurada na posição 2 horas, 2R metilo. Ponto final. Próximo c-3. O terceiro carbono da cadeia tem uma molécula de hidroxilo a sair às 6 horas. 3R hidroxi. Esta molécula é opticamente ativa, ou seja, curva a luz no sentido dos ponteiros do relógio.
Agora vamos recuar um carbono. Voltemos ao C-3. Se eu disser que o C-3 tem uma cadeia lateral de hidroxilo a sair do carbono a cerca das 9 horas, 3Shydroxy. Esta molécula não é opticamente ativa. Começa no sentido dos ponteiros do relógio e depois vai para o sentido contrário, pelo que a quiralidade líquida é 0 porque se anula.
Isto é teórico para efeitos de demonstração. Se C-2 tiver uma cadeia às 3 horas e C-3 tiver um hidroxi às 10 horas. A molécula continua a ser 2R,3S, mas tem um pouco de atividade ótica porque, quando se consideram os ângulos, há um ganho líquido que deixa a molécula a rodar no sentido dos ponteiros do relógio para cerca de 1 hora. Algo com um spin global mais elevado seria mais ativo e cristalizaria primeiro

S, S ativo
S. R. Não ativo
R, S não ativo
R, R ativo
MAS LEMBRE-SE QUE ESTAMOS A FALAR DE DIASTEROISÓMEROS, não de isómeros e não de enantiómeros.
R=D
S=l
Metanfetamina racémica= D, L adicionar ácido quiral. Vamos utilizar o l-tartársico, uma vez que é barato e natural

D-meth+l-ácido tartárico=
D, l-tartarato de metilo

L-meth+l-tartarato=
L,metartarato
O L-tartato de L-metilanfetamina cristaliza-se primeiro. As guloseimas ficam na sopa.
Gostaria de agradecer à D. L. Desoxyephedrine pela oportunidade de falar convosco hoje. São 6:39 da manhã
 
Top