De L-meth a D-meth

Selassi

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
54
Olá pessoal,

Talvez seja uma pergunta de iniciante, mas existe alguma rota ou caminho para converter o isômero L-meta em isômero D?
Quero dizer, depois de separar a mistura racêmica com ácido tartárico, quais são as opções com o L-estereoisômero?

G.Patton

🐝SuperModerator
Expert
🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
3
Reaction score
3,871
Deals
O que você quer dizer com "opções"?
Você pode fazer com a metanfetamina o mesmo procedimento descrito aqui para a anfetamina.

Selassi

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
54
Sim, eu sei como separar o racemato em D e L.

Eu quis dizer que, após a separação do racemato, é possível converter o L no isômero D?

Somente o isômero D é vendido como metanfetamina, então o que os grandes produtores fazem com o isômero L? Foi isso que eu quis dizer com "opções".

G.Patton

🐝SuperModerator
Expert
🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
3
Reaction score
3,871
Deals
não
Eles também o vendem como isômero D ou como racemato.

Last edited by a moderator:

Selassi

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
54
Sei que, teoricamente, é possível fazer essa inversão óptica.
Vou me aprofundar no assunto e manterei todos atualizados

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
399
Apenas uma pergunta: o que aconteceria se você convertesse a L-metanfetamina em anfetamina? Você obteria a L-anfetamina, certo? O que não é totalmente inútil.

sharetea

Newbie
New deal
Reaction score
9
uma vez que você tenha separado o d e o l...
o processo é chamado de racemitatuon.

que, em seguida, converte sua metanfetamina l de volta em uma mistura racetizada... de l/d novamente...
você resolve e repete o processo...

RRR resolução de racemitização e, em última análise, reciclagem de ris

41Dxflatline

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Solutions
1
Reaction score
164
Patente S 2797243

Método aprimorado para conversão de l-anfetamina em d-l-anfetamina

A presente invenção refere-se a um método aprimorado para obter maiores rendimentos de um isômero opticamente ativo desejado a partir de misturas racêmicas e, mais especificamente, a um método em que isômeros opticamente ativos são convertidos nas misturas racêmicas opticamente inativas correspondentes.

Exemplo 1:

Uma mistura de 50 g de l-anfetamina e 5 g de níquel Raney foi carregada em uma autoclave Magne-Dash e a bomba foi pressurizada com hidrogênio a uma pressão inicial de 100 libras. A mistura foi agitada e aquecida a 95-100*C por 5 horas, após o que a reação foi resfriada e o níquel removido por filtração. A base tratada apresentou uma rotação de -3,1*. Isso equivaleria a cerca de 65% de racemização da base L presente inicialmente.

Exemplo 2:

Uma mistura de 135g de l-anfetamina, 50g de níquel Raney e 1,7g de amônia gasosa em 10cc de metanol foi carregada na bomba Magne-Dash e pressurizada a 100lbs com hidrogênio. Em seguida, a mistura foi aquecida a 150*C e mantida nessa temperatura com agitação por 19 horas. A reação foi então resfriada, os gases foram expelidos e a mistura da reação foi filtrada para remover o catalisador de níquel. Uma alíquota de 50 g foi destilada, resultando em 37,4 g (75%) de anfetamina; BP: 83-87*C/15mmHg e 4,8 g de resíduo constituído de diamina. A rotação da essencialmente d-l-anfetamina foi de -0,3*.

Exemplo 3:

Uma mistura de 135g de l-anfetamina, 50g de níquel Raney e 0,5g de amônia gasosa em 10cc de metanol foi carregada em uma autoclave Magne-Dash e pressurizada a uma pressão inicial de 100lbs de hidrogênio. A reação foi aquecida a 150*C com agitação por 13,5 horas. Os gases foram expelidos do recipiente de reação resfriado e a mistura foi filtrada para remover o catalisador. Uma alíquota de 50g foi destilada sob pressão reduzida para produzir 37,4g de anfetamina; BP: 83-86*C/15mmHg. e um resíduo de diamina pesando 10,4g. O rendimento da anfetamina foi de 74,5%, e a rotação essencialmente da d-l-anfetamina foi de -0,2*.

Exemplo 7:

35,5 g de l-anfetamina foram carregados em uma bomba Magne-Dash contendo o catalisador de níquel Raney usado. Essa mistura foi resfriada em gelo e tratada com uma solução fria de 2,2 g de amônia gasosa e 10 cc de metanol. Essa mistura foi então agitada em uma atmosfera de hidrogênio (pressão inicial de 100 libras) e a 150-155*C por 10 horas. Durante esse período de aquecimento, foi desenvolvida uma pressão de 250 lb. A bomba foi resfriada, o catalisador de níquel foi deixado assentar e a base foi despejada por decantação. O solvente metanol foi removido por destilação no vácuo e o óleo residual foi fracionado. BP: 82-86*C/15mmHg., O rendimento foi de 30g (85%), sem precursão e apenas uma pequena quantidade de resíduo parado. A rotação foi de -2,4*.

Outros exemplos estavam disponíveis, mas com rendimentos mais baixos e menor racemização.

Amphibian

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
8
do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT):

HEF13fANcT
Fonte: https://www.emcdda.europa.eu/publications/eu-drug-markets/methamphetamine/main-production-methods-europe_en

SoldadoDeDrogas

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
477

azides

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Reaction score
11
Embora isso funcione... alguns desses produtos químicos são difíceis de obter ou podem ser perigosos, como o meu nome de usuário, em vez disso, você deve usar naproxeno e usar o pope-peachy com o NASID Naproxeno. Publiquei o guia completo abaixo

View previous replies…

SoldadoDeDrogas

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
477
Olá @azides Obrigado pela resposta e pelas informações. Acabei de ler tudo isso e ainda estou tentando digerir o conteúdo. Como não sou químico, estou apenas tentando entender o que está acontecendo. Basicamente, o que estou entendendo é que, se pegarmos o levo-meth e adicionarmos naproxeno e calor, podemos transformá-lo em racêmico? Ou não estou entendendo corretamente?
Tenho que perguntar: se é tão simples assim, por que ninguém está falando sobre isso ou fazendo isso? Você tem um trabalho ou alguma informação sobre o procedimento?

SoldadoDeDrogas

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
477
Com certeza vou tentar. Gostaria de saber se alguém já extraiu os inaladores nasais que contêm "Levomefamfetamin 50mg" - qual é o melhor processo para fazer isso e se ele cristaliza como o gelo? Ou como posso esperar que seja o produto isolado?

azides

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Reaction score
11
Nunca disse que era. Eu disse que era mais acessível e melhor do que o ácido tartárico simples ;)

btcboss2022

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
675
Deals
Entendi que era melhor para a resolução e que somente aquecendo a L-meth obtida dessa resolução ela se torna racêmica.

btcboss2022

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
675
Deals
Estou muito, muito perto de conseguir!!!!;-)

azides

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Reaction score
11
Que porcaria é essa? Isso é BBgate/ a nova colméia... AIBN, tioglicolato de metila, peroxicarbonato de dimiristila, ácido tioglicólico? Alguém consegue obtê-los de forma fácil ou barata? É seguro para o químico comum?

Merda, só de pesquisar no Google DIMYRISTYL PEROXYDICARBONATE decompõe-se violentamente ou explosivamente em temperaturas de 0 a 10°C devido à decomposição exotérmica auto-acelerada; várias explosões não soam muito inseguras para o químico comum que lê este fórum. Isso lembra um pouco o nome de usuário desse cara. E, embora os químicos de metanfetamina tenham usado o AIBN para racematizar a metanfetamina em grande escala com ácido D-tartárico, os químicos clandestinos têm usado o AIBN para racematizar a metanfetamina.

Os químicos clandestinos também têm usado o NAPROXEN há muito tempo para converter o L no racemato com calor... sim, sim, o NASID. Na verdade, isso tem uma vantagem de duas vezes, além de ser seguro, de modo que, na verdade, 3, 4, se contarmos, é muito acessível. A rota é chamada de pope-peachy e eu documentarei tudo para vocês; é realmente tão simples quanto parece ;)

. O truque é encontrar o ácido opticamente ativo mais barato que se ligará a um isômero, mas não ao outro, e que mudará a solubilidade o suficiente para que um dos produtos (seja a base livre que não reagiu ou a amida que reagiu, sulfonato ou qualquer outro) possa ser lavado em outro solvente (um que seja imiscível com o primeiro solvente), de modo que um isômero seja dissolvido no primeiro solvente e o outro isômero seja dissolvido no segundo solvente.

Em seguida, a reviravolta interessante que os fabricantes de metanfetaminas usam - o uso de AIBN (que todos vocês já conhecem) que reagirá com a amina secundária (via imina) de modo que 50% do isômero menos ativo/inativo seja transformado no isômero ativo.)
Abaixo estão exemplos da classe de racemização especificada no artigo acima. AIBN (azabisisobutirlonitrila) é um catalisador para a reação radical
https://www.academia.edu/81633940/T...Racemization_of_Nonactivated_Aliphatic_Amines

No entanto, essa pesquisa sobre o naproxeno foi baseada em... nada de novo, apenas coisas antigas, mas juntamos 2 e 2 e bingo foi o nome do papa ideal - Peachy. Essa resolução pode ter aplicação prática porque a eficiência da resolução está na mesma faixa que a do ácido tartárico, mas apenas 0,25 equivalente molar de agente de resolução é necessário para a resolução de 1 mol de base. Chirality 11:373-375, 1999. © 1999 Wiley-Liss, Inc.

De qualquer forma, o PROFF funciona com metanfetamina, talvez isso
Estudo do mecanismo da resolução óptica da N-metilanfetamina por meio da formação de sal diastereoisomérico pelo método de resolução Pope-Peachey, conforme discutido pela retorta posteriormente

https://sci-hub.wf/10.1016/s0957-4166(00)86170-4

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0957416600861704

No entanto... em vez de AIBN, usamos naproxeno para transformar l em racêmico com calor... Provavelmente com base nessa retorta, também encontrei... O mesmo Pope-Peachy mencionado anteriormente.

Como eu disse anteriormente... se o truque for encontrar o ácido opticamente ativo mais barato que se ligará a um isômero, mas não ao outro, e que mudará a solubilidade o suficiente para que um dos produtos (seja a base livre que não reagiu ou a amida, o sulfonato ou qualquer outro) possa ser lavado em outro solvente (um que seja imiscível com o primeiro solvente), de modo que você acabe com um isômero dissolvido no primeiro solvente e o outro isômero dissolvido no segundo solvente.

http://www1.udel.edu/chem/sametz/Sa..._Diastereomeric_Salt_Formation__Naproxen.html

O esquema https://dump.li/image/ac34d7b4b88983a0.jpeg

A retorta

Resolução de enantiômeros via formação de sal diastereomérico: Naproxeno

Em meus slides de bioquímica do CHE322, o analgésico naproxeno é resolvido de maneira muito semelhante à discutida no CHE321. O naproxeno é um ácido carboxílico quiral, e é o enantiômero (d)-(S)- que é vendido como o medicamento ativo.
O naproxeno racêmico é resolvido por uma modificação da técnica de formação de sal que aprendemos em sala de aula. Há duas reviravoltas no protocolo que tornam o processo ainda mais útil para a produção comercial de naproxeno enantiomericamente puro. Primeiro, em uma reviravolta conhecida como método Pope-Peachy, é usada apenas metade de um equivalente de amina quiral. Em seu lugar, é usado meio equivalente de uma base de amina mais barata e opticamente inativa. Isso não apenas torna o processo mais barato, mas também resulta em uma diferença mais significativa nas solubilidades. A base conjugada do (d)-(+)-enantiômero desejado cristaliza com o ácido conjugado da amina quiral, com alta seletividade. Isso deixa o produto de sal mais solúvel do (l)-(-)-naproxeno e a amina aquiral para trás na solução.
A segunda reviravolta é que, simplesmente aquecendo o "licor-mãe" (a solução que permanece após a filtração), o enantiômero indesejado do naproxeno pode ser convertido novamente em um racemato. Você aprenderá em CHE322 que os prótons próximos a uma carbonila são modestamente ácidos; isso significa que, se você tiver um estereocentro de metina próximo a uma carbonila, sempre terá de tomar cuidado para que sua configuração seja "embaralhada" por desprotonação/reprotonação. Nesse caso, no entanto, queremos que a configuração se equilibre de volta a uma mistura racêmica, e a base aquiral que foi usada, mais o calor, é suficiente para fazer o trabalho.
Esse processo permite que o naproxeno seja sintetizado por uma rota mais simples e barata como um racemato em vez de um único enantiômero. Não apenas os dois enantiômeros podem ser resolvidos por esse processo, mas o enantiômero "indesejado" é convertido no desejado, em vez de ser descartado, dobrando efetivamente o rendimento do produto.
Referência: Harrington, P.J.; Lodewijk, E. "Twenty Years of Naproxen Technology". Organic Process Research and Development, 1997, 1, 72-76.
Ou esta Resolução cinética dinâmica não enzimática de ácidos α-arilalcanóicos racêmicos: uma síntese assimétrica avançada de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) quirais
Um protocolo eficiente foi desenvolvido para produzir ésteres 2-arilalcanóicos quirais com alto rendimento (até 99%) a partir de ácidos carboxílicos racêmicos, utilizando a racemização dos anidridos mistos gerados a partir de componentes ácidos com anidrido pivalico na presença de um catalisador de transferência de acila. O presente DKR envolve a esterificação enantio-discriminante dos ácidos 2-arilalcanóicos racêmicos e a rápida racemização dos ácidos 2-arilalcanóicos quirais sob condições de reação adequadas usando anidrido pivalico, diisopropiletilamina, e benzotetramisol (BTM) em um solvente polar, e esse método foi aplicado com sucesso na preparação de enantiômeros (S) farmacodinamicamente ativos de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno.

https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2012/cy/c2cy20329d

https://doi.org/10.1039/C2CY20329D

Alguém me disse que eles usam naproxeno, mas não consegui encontrar nada... então fiz algumas pesquisas.

btcboss2022

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
675
Deals
A maneira como testo não está relacionada a esses produtos e processos, a maneira da AIBN é muito difícil de ser ampliada, até onde sei só é possível em pequena escala e o odor é um dos piores que existem.
Na verdade, é mais simples do que tudo isso, de qualquer forma, todos podem fazer o que quiserem sem problemas.
Com relação a publicar ou não, primeiro preciso realizá-lo completamente e, quando isso acontecer, possivelmente será oferecido como informação extra aos clientes do serviço de orientação.