Redução electrolítica de P2NP para produzir anfetamina

idunno

Don't buy from me
Reaction score
4
Algum de vós conseguiu pô-lo a funcionar? Trata-se de um método descrito na patente americana 1.879.003.

Código
1 mol de fenil-2-nitropropeno, C6H5CH=C(CH3)NO2, é dissolvido num solvente preparado pela mistura de 1000ml de etanol com 500ml de ácido acético e 500ml de ácido sulfúrico 12 N. A solução resultante é colocada no compartimento catódico de uma célula electrolítica dividida que contém um cátodo metálico de mercúrio, cobre ou outro metal de natureza semelhante. É passada corrente, utilizando uma densidade de corrente de ~0,2 amp/cm2 de superfície catódica. A temperatura é mantida a cerca de 40°C durante a eletrólise, que é continuada até terem passado pelo menos oito Faradays de eletricidade. Quando a redução estiver concluída, a anfetamina pode ser separada da solução. Uma forma conveniente de o fazer é remover o etanol e o acetato de etilo presentes por evaporação e, em seguida, tornar a solução residual fortemente alcalina por adição de álcali cáustico. A camada básica assim formada é separada da solução aquosa e contém a base livre de anfetaminas desejada.

O resultado é bom porque não utiliza mercúrio, que não está facilmente disponível e também é tóxico.

Consegui pô-lo a funcionar, mas tenho dificuldade em aumentar o meu rendimento para além dos 10%. :( O que é extremamente mau, mas como sou um químico principiante, espero que alguém aqui possa dar-me alguns conselhos sobre como melhorar o resultado. Nunca vejo ninguém falar sobre esta via, mas penso que descobrir como a dominar seria benéfico para todos nós. De acordo com o tio Fester, também se pode fazer metanfetaminas e MDA de uma forma muito semelhante.

Acho que o meu problema pode estar no facto de o meu P2NP por vezes ficar vermelho durante a eletrólise. O que é que significa quando o P2NP fica vermelho? Isto é decomposição? Se sim, como é que a posso evitar?
Ou o meu P2NP está apenas velho e estragado? Pode ser, pois tem 1 ano, mas foi guardado no frigorífico e tem bom aspeto quando ainda está no frasco (amarelo vivo).

Também estou a pensar que o ácido sulfúrico pode estar a tornar tudo isto tão frágil? Li algures aqui que os sais de anfetamina podem ser danificados por demasiado ácido... Mas tem de estar lá para que a eletricidade circule (é um eletrólito). Tentei adicionar água antes de evaporar o etanol e o acetato de etilo para diluir o ácido e isso ajudou o rendimento, mas continua a ser apenas 10% (antes era 2% lol).

Tem de ser possível fazer com que funcione, é um método patenteado e o autor afirma que é possível obter bons rendimentos. Se alguém tiver alguma sugestão seria muito útil e apreciada.

Last edited:

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
Solutions
1
Reaction score
396
Adorei este post e quero casar-me com ele.

Há já algum tempo que penso na possibilidade de redução eletroquímica na produção de anfetaminas, mas nunca cheguei a experimentar. És um rei absoluto por o fazeres.
Nunca vi um artigo sobre isto em lado nenhum, nem em nenhum fórum de abelhas, nem no Erowid ou no The Hive, o que me fez pensar porquê? Para mim, que sou um novato, isto deve ter um grande potencial.
Talvez a resposta esteja no baixo rendimento. Mas que rendimentos foram relatados na secção experimental da patente?
Experimentou a via mais clássica com o P2NP e, se sim, que rendimentos obteve?

O outro aspeto é a quantidade de energia que teria de passar pelo recipiente. 8 faradays significaria 4-5 dias de 2 amperes, certo? Se estivermos a trabalhar com um cátodo de aproximadamente 10 cm2. Ou será que os meus cálculos estão errados?
atados
1 faraday = 96500 coloumbs.
8 faradays = 96500 c x 8 = 772000 coloumbs
1 coloumb = 1 amp x 1 seg
2 amperes durante 1 hora = 2 x 60 min x 60 s = 7200 couloumb
772 000 c / 7200 c = 107 (horas de 2 amperes) = 4-5 dias
Se a densidade da corrente é de 0,2 amperes por cm2, então 2 amperes devem passar por 10 cm2.

Pode descrever mais pormenorizadamente o seu processo? Quais foram os pesos exactos e as concentrações dos reagentes, qual foi a temperatura, a tensão/ampères, como foi construída a célula, durante quanto tempo funcionou e que materiais utilizou para o ânodo e o cátodo?

Last edited:

Needtolearn

Don't buy from me
Reaction score
17
O mercúrio é fácil de obter se não se importar com os preços elevados. MUITOS sites de recolha de elementos/tabela periódica vendem-no. exemplo em:

BHBlueberry

Don't buy from me
Reaction score
16
500 ml de ácido acético dizem-me tudo o que eu quero - nunca ;)

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
Solutions
1
Reaction score
396
Desculpe, o que é que quer dizer?

BHBlueberry

Don't buy from me
Reaction score
16
Refiro-me à neutralização deste ácido :)

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
Solutions
1
Reaction score
396
Eu estaria mais preocupado com a neutralização de 500 ML de ácido sulfúrico 12 N... é por estas e por outras partes deste texto que anseio tanto por uma descrição pormenorizada da OP. Seria muito interessante!

chemden

Don't buy from me
Reaction score
2
Alguém já experimentou este método? Se sim, que resultados obtiveram?

chemden

Don't buy from me
Reaction score
2
Na publicação original, o autor menciona que se pode evaporar o etanol e o ácido acético. Só precisa de neutralizar o H2SO4.

Não sei se é fácil encontrar NaOH no seu país. No meu caso, posso entrar numa loja de construção e pedir "soda cáustica", que é NaOH.

41Dxflatline

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Solutions
1
Reaction score
164
Em breve vou arranjar algum equipamento para o fazer corretamente. Quase todos os textos que vi eram completamente inúteis. Sem potenciostato, sem elétrodo de referência, usando um vaso de jardim como membrana de troca iónica

w2x3f5

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Reaction score
209
Existem membranas de osmose inversa, esta é a melhor opção. Escolha uma que funcione a pressão normal, as membranas osmóticas convencionais funcionam a alta pressão.

w2x3f5

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Reaction score
209
É necessário usar uma membrana através da qual só possam passar iões e água, sem ela não faz sentido, temos dois compartimentos num p2pnp em solventes com ácido acético, no segundo compartimento ácido sulfúrico.

É muito mais fácil passar pela amálgama eletroquímica, o mercúrio absorve o sódio da eletrólise do hidróxido de sódio e reduz o p2np, o mercúrio como barreira à mistura das duas soluções. A produção é de 80 por cento da teórica.

ItsMee

Don't buy from me
Reaction score
7
Já experimentei este método antes. Funciona, mas os rendimentos não são muito bons, mas estão bem.
Obtive 2,5g - 3g de sulfato a partir de 5g de P2NP
Utilizei placas de chumbo, cortadas de chumbo para telhados. Os eléctrodos têm de ter uma superfície limpa e em branco.
A utilização de um pote de barro poroso para separar os compartimentos do ânodo/cátodo funciona bem.
O compartimento do ânodo também tem de ser enchido com ácido sulfúrico 12N.

Sim, a mistura fica vermelha. Tem de a remover com lavagens não polares antes da basificação.

O que é importante é a temperatura. No documento diz-se que não se deve exceder os 40°C, mas eu tive a experiência de que isto é demasiado alto.
Tenta fazê-lo o mais frio possível. Uma opção é colocar a célula num banho de gelo. 10°C é preferível. E no final verá que tem apenas uma cor ligeiramente vermelha (menos impurezas, maior rendimento).

Tentei fazer isto com um máximo de 10g de P2NP, porque a minha célula era muito pequena. Aumentar a escala pode ser um problema devido à produção de calor.
É preciso ser criativo em termos de arrefecimento ativo.

Experimentar isto num balde com um grande vaso de flores não vidrado seria fantástico.

Talvez eu venha a apresentar um procedimento pormenorizado no futuro. Infelizmente, não posso fornecer fotografias, porque já tentei isto há alguns anos.

Mas é fácil, não é tóxico e só precisa de produtos químicos comuns. Mas leva tempo. É preciso fazer funcionar a célula talvez durante dias, quando se vai em grande escala.

w2x3f5

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Reaction score
209
é possível obter amálgama de sódio durante a reação (electroisíntese), então a amálgama irá restaurar notavelmente o seu p2np

41Dxflatline

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Solutions
1
Reaction score
164
Esta é a minha célula de eletrólise. Há muitas como ela, mas esta é a minha:
A9YxsrDutH

ItsMee

Don't buy from me
Reaction score
7
Este parece-me ótimo! Podes explicar isto?
É um pequeno motor de corrente contínua com engrenagem no topo para agitar?
Eu agitei apenas com uma vareta de agitação num agitador magnético de placa de aquecimento
E a câmara interior é uma taça de argila porosa?
Vejo dois terminais para a ligação dos eléctrodos. O cabo azul é uma sonda de termómetro ou um elétrodo de referência?
Pode ligar dois eléctrodos de chumbo, colocá-los num banho de arrefecimento e experimentar.
É necessária uma folha plana de eléctrodos para calcular as dimensões em cm², uma vez que tem de passar 0,2A /cm², o que é importante.
Menos também é bom, demora um pouco mais, mas mais é mau e forma subprodutos.
Ótimo aparelho!

41Dxflatline

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Solutions
1
Reaction score
164
Sim, já percebemos. É o que pensas que é. Não vai para um banho de arrefecimento, vai haver uma espiral de tubos onde a água flui através de um pequeno tanque de metal colado termicamente num arrefecedor peltier com dissipadores de calor e ventoinhas num circuito fechado. A célula ainda não está terminada, precisa de uma sonda de temperatura. Estou a usar um STC-1000 para controlar a temperatura. Já tenho os meus opamps para fazer o meu potencióstato. Também não é o P2NP que vou usar, vou transformá-lo em oxima antes da eletrólise.

Last edited:

ItsMee

Don't buy from me
Reaction score
7
Também tive esta ideia para o arrefecimento. Queria utilizar uma bobina de tubos de vidro imersa no compartimento do ânodo, mas nunca tentei, porque a minha célula já era muito pequena.
Parece que tem mesmo conhecimentos de eletroquímica.
A parte do elétrodo de referência, etc., era demasiado elevada para mim, mas funcionou na mesma.

Então P2NP para oxima primeiro? Com Sn/HCl? Eu só formei a oxima a partir da cetona e da hidroxlamina antes.

A oxima é formada por eletrólise com bons rendimentos depois de passar apenas 4 F em vez de 8 com uma densidade A mais baixa e adicionando hidroxilamina.
A parte mais difícil é reduzir a oxima a amina devido à formação de hidrogénio no final da eletrólise.
Provavelmente conhecem esta referência, mas vou dar a ligação. Talvez ajude também os outros membros. Rendimento da oxima 85-91%

41Dxflatline

🥷 RESIDENT 🥷
Language
🇬🇧
Solutions
1
Reaction score
164
Quando se electroreduz o P2NP, este passa primeiro para a oxima antes da amina. Fazer a primeira etapa com Sn/HCl deve resultar em rendimentos mais elevados do que começar com P2NP. Não vou fazer a bobina de vidro dentro do ânodo como o Otto Snow faz. Vou usar tubos de silicone numa bobina e ainda não decidi se a coloco dentro ou fora do ânodo. Vou usar HCl e ácido acético para tudo, uma vez que o ácido sulfúrico come o silicone. A corrente não é importante, é preciso controlar o potencial entre os dois eléctrodos e deixar a corrente variar. A oxima enquadra-se no grupo azul, de acordo com esta tabela útil, e eu vou querer um potencial de 1v e o metanol será o meu solvente. Na verdade, poderia fazer uma voltametria cíclica com o meu outro potenciostato que fiz a partir de um PSoC. Não o posso usar de outra forma porque só está classificado para níveis USB de volts e amperes.

VZAzLJ64fy

ItsMee

Don't buy from me
Reaction score
7
De facto, esta tabela é muito útil. Não sabia que o metanol é o melhor solvente.
Já tinha ouvido falar da utilização de HCl. E acho que já tentei uma vez. O RM não fica tão vermelho como com o ácido sulfúrico.
Que tipo de eléctrodos está a pensar utilizar?
Otto Snow... uau, eu lembro-me desse tipo. Obrigado por me ter lembrado de novo. Vou ver o livro dele outra vez.
Meu amigo, tem uma boa configuração e os conhecimentos necessários para fazer isto funcionar melhor do que eu, com elétrodo de referência, etc.
Por favor, continue, teste-o e dê-nos actualizações frequentes sobre o seu progresso, estou muito interessado.
Tenho de aprender mais sobre eletroquímica, potenciais, elétrodo de referência, etc. Vou ler muito nas próximas semanas.