Síntese de fenilacetona (P2P) a partir de benzaldeído com butanona

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
397
Por que razão haveria de querer substituir o clorofórmio? É fácil de sintetizar com acetona e lixívia. Veja no youtube.
Mas se precisar mesmo de o fazer por alguma razão, o diclorometano e o clorofórmio são normalmente intermutáveis.

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Experimentei o DCM pela primeira vez e falhou completamente.
Extraí o produto com uma mistura de acetato de etilo (mais) e xileno (menos).

View previous replies…
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Como é que se consegue que o MPB solidifique? No congelador, vejo os cristais, mas fora do congelador, o MPB liquida.

MadHatter

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
397
Acho que o que realmente me interrogo é sobre a estequiometria desta reação. Noutros artigos sobre a reação de Bayer-Williger não encontro esta enorme quantidade de GAA. Alguém me pode ajudar com a lógica? Estou muito perto de experimentar esta reação, mas a quantidade de GAA é problemática.

billythekid

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
5
Esta quantidade de GAA é muito grande e o meu melhor palpite é que a preparação do ácido peracético in situ (durante a reação) e sem um catalisador é ineficiente, pelo que o químico compensa em excesso para ajudar a resolver o problema.
Se preparar o ácido peracético dias antes e testar o teor de oxigénio disponível, é provável que obtenha melhores resultados. Dito isto, já vi profissionais utilizarem este método e só obterem, na melhor das hipóteses, 35 a 65% do produto acabado. Por isso, um químico inexperiente é suscetível de obter resultados ainda piores e um novato é suscetível de falhar ou, pior ainda, de se magoar. Recomendo que leia e estude e comece com pouco
não exceda -5ºC na condensação de aldol, deixe o mek/benzaldeído agitar durante a noite no frigorífico após a gaseificação.
Não exceda os 60ºC no Bayer villager e pesquise outros oxidantes, pois obtenho melhores resultados com um diferente.

View previous replies…

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Tenho 50 gramas de metilfenilbutenona. 300 ml:s (exceto 500 ml:s de GAA) de GAA são suficientes para produzir ácido peracético in situ com 65 g de H2O2 a 50%? Porque se eu puser 500 ml:s, acho que é demasiado, como muitos dizem.
Então, 300 ml:s de GAA são suficientes?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Parece que dissolveu tudo, por isso penso que 300 ml:s de GAA são suficientes. O que achas?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
...E pus lá 3 ml:s de ácido sulfúrico a 75% e guardei tudo no meu armário durante pelo menos 12 horas. Talvez cerca de 24 horas, e depois começo a aquecê-lo durante 6 horas a temperaturas: 50 - 55 C. Isto está correto?

billythekid

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
5
li a sua resposta e parece-me bem: adicione o ácido peracético gota a gota e não deixe que a temperatura da reação ultrapasse os 55 °C. A adição do ácido peracético vai ser exotérmica

billythekid

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
5
Sim, isso é muito ácido acético glacial, também deve haver acetona, mas com o ácido acético extra não deve haver problema, mas não espere um grande refluxo a 55 durante 24 horas.

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Obtive ~ 7 gramas de P2P amarelinho e com cheiro doce a partir de 35 gramas de MPB. O meu tempo de oxidação peracética foi de cerca de 24 h.
Agora fiz a reação de Leuckart, com um tempo de 32 horas. Tenho o meu n-formil --... agora. Estou a proceder à hidratação com base (pastilhas de KOH com água pura, 5 horas de refluxo), com este tipo de reação alguns jornais afirmam que o rendimento chega a 95%!?
Não sei, mas desta vez, o aspeto (a solução ficou roxa, mas não faz mal) e o cheiro são diferentes das minhas muitas tentativas de proceder à reação de Leuckart, mas acho que nessa altura não tinha P2P, mas agora tenho de certeza! Sim! Nunca desistam!
Porque esta foi a minha 22ª tentativa... :)

lalalander

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
47
Já tentou oxidar o MPB com oxona? No inventário estava escrito que, oxidando com oxona, se obtinha um rendimento de 85%.

billythekid

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
5
pode fornecer a hiperligação, por favor?
já usei oxone e segui muitos procedimentos desse sítio e nunca vi nenhum que afirmasse resultados tão elevados

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Ou posso usar ácido acético glacial como solução para o meu MPB também com o meu ácido perfórmico?

Fenster

Don't buy from me
New deal
Reaction score
34
Condensação de Aldol.

As instruções para isto estão em Reacções Orgânicas

Este texto parece estar mais de acordo com o que estou a ver. Alguém já tentou extrair com solvente da camada orgânica. Usar clorofórmio não vai funcionar, pois é miscível com a camada orgânica. A menos que me esteja a escapar alguma coisa, o texto tem de ser testado e modificado.

Alguém já experimentou este sintetizador?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
ESTÁ BEM. Basta aquecer o benz-hído e o MEK com ácido clorídrico durante cerca de 3-5 horas. Temperatura: 90-110 C.
Agradeça-me. :)

View previous replies…
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
0
O meu cristal liquefaz-se à temperatura ambiente, como é que resolvo este problema?

Fenster

Don't buy from me
New deal
Reaction score
34
D
O DCM tem um momento de dipolo. É polar, embora ligeiramente.

De certeza que é um químico? Não quero ser rude, mas o DCM não é um NPS no sentido tradicional.

Posso perguntar se o senhor ou a sua equipa executaram este método na totalidade?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Utilizo um pouco de acetato de etilo (dipolo quase igual ao DCM) e xileno, e funciona lindamente.

Mo0odi

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
74
Existe alguma alternativa ao peróxido de hidrogénio?

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
O procedimento original de dois cães utiliza ácido perbórico produzido in-situ a partir de ácido acético e perborato de sódio. A via perbórica é um pouco confusa e requer filtragem

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Usei uma vez o ácido perfórmico e funcionou, mas não tão bem como o ácido peracético.

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
10 g de benzaldeído + 24 g de MEK + 28 g de ácido hidrocálcico (~20%) = 28 g de cristais, secos num prato de pirex = 13 g de cristais.
É simples. Quando terminar o aquecimento, extrair a camada orgânica castanha. Lavar com 40 ml de água. Extrair novamente. Deite 20 ml:s de solução de KOH a 10%. Elimina a água. Verifica o pH. Se for demasiado ácido, ou demasiado básico, coloque-o a 7. Elimina novamente a água. Coloca-o no congelador, porque assim, quando congelado, podes deitar fora a merda oleosa e obter cristais quase brancos. Colocar os cristais num prato de pirex, ou algo do género, e secar. Pode liquidificar-se, mas não há problema. Basta aquecer, congelar, aquecer, congelar e secar os cristais, mas não podem ficar estaladiços e secos. Não sei porquê. Se calhar são mesmo assim.

Last edited:
View previous replies…

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Mas há uma coisa estranha. Quando não meço o nível de pH e apenas coloco os cristais brancos no meu frasco de medição no congelador, obtenho o dobro da quantidade de cristais brancos puros. Hoje, fiz quase a mesma quantidade de reagentes, e da mesma forma, MAS titulei o nível de pH para 7, obtive apenas metade dos cristais. Penso que isto tem alguma coisa a ver. Agora, à noite, acabei de colocar esses 20 ml de cristais no congelador e estão cor de laranja! Metade parece que vai ficar só com óleo, mas acabei de verificar que há algum tipo de reação entre a solução cor de laranja e os cristais brancos da camada superior que apareceram em cerca de 10 minutos. Cheguei à conclusão de que, quando se faz o aldol com ácido e se obtêm cristais básicos e não se titula o nível de pH, obtém-se o dobro ou o triplo da quantidade de metilfenilbutenona e, quando fica no congelador durante a noite, despeja-se o óleo na camada superior e pronto. Portanto, a partir de agora, não recomendo a titulação do nível de pH.

P.S. Peço desculpa, fiz metcatinona hoje e estou muito cansado, por isso peço desculpa pelo texto pouco claro.
Vou dormir agora.

View previous replies…
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Quando diz que não titularia mais, isso significa que não haveria mais lavagem com hidróxido após a reação MEK + benzaldeído. Isso resultará em mais quantidades de MPB?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Quando extraí o meu P2P com acetato de etilo, coloquei um pouco de agente secante e coloquei-o no frigorífico.
Olhei para o líquido e, passadas cerca de 3 horas no frigorífico, a camada inferior estava cheia de óleo transparente.
Será esse o meu P2P? Posso mesmo extrair desta forma?

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Eu era apenas água no fundo. Mas o meu P2P estava no acetato de etilo.

View previous replies…

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Quando fiz a reação de Leuckart em 32 horas, obtive cerca de 11 gramas de n-formil --- .
Hidrogenei-o durante 2 horas numa solução de KOH à temperatura de refluxo. Obtive cerca de 7 gramas de óleo A.

OrgUnikum

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
313
O P2P é muito bem solúvel em EtOAc - Acetato de Etilo. Também é solúvel em Benzeno, Tolueno, Xileno, Éter, DCM, mas é apenas moderadamente solúvel em Nafta, também conhecida como Shellsol, também conhecida como Wundbenzin/Reinigungsbenzin. Uma mistura de acetato de etilo e nafta 50/50 funciona muito bem.

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Li alguns "dados" há algum tempo que dizem que é pouco solúvel em acetato de etilo. ESTÁ BEM. Obrigado.
Mas agora estou bem. Obrigado OrgUnikum pela tua resposta também para a minha hidrogenação P2P. Agora correu muito bem, com a colocação de mais solução à base, na hidrogenação do acetoxifenilpropeno. Obtive uma solução amarela, com um cheiro muito "meloso", em xileno. Esta é a primeira vez que a solução não é vermelha, porque segui as vossas instruções para colocar mais solução. Obrigado!