Síntese de fenilacetona (P2P) a partir de benzaldeído com butanona

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
417
Points
63
Muito obrigado pela descrição fácil e detalhada da síntese!
E quanto ao peróxido de hidrogênio, ele poderia ser substituído? É um produto químico muito controlado hoje em dia e difícil de ser sintetizado por você mesmo. Ele está presente principalmente como catalisador na reação entre o ácido acético glacial e a 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona, certo? O que poderia ser um bom substituto?
 
Last edited:

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Vale a pena procurar em diferentes lojas on-line ou lojas normais de rua que vendam H2O2 para o cultivo de plantas.
 

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2023
Messages
53
Reaction score
22
Points
8
Todo mundo diz que esse método tem falhas. Alguém já obteve rendimentos significativos com esse método?
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Você também pode destilar P2P com água, mas isso é muito lento. No entanto, você DEVE destilar metil-fenil-nutenona a vácuo porque há uma quantidade significativa de impurezas e o MPB não destilará com água
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Essa era apenas a minha besteira de P2P polimerizada! E eu não conseguia destilar meu P2P. É por isso que o meu Leuckart não funcionou em nenhuma das vezes que tentei, e, puxa, tentei... :)
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Quando extraí meu P2P com acetato de etila, coloquei um pouco de agente secante e o coloquei na geladeira.
Olhei o líquido e, após cerca de 3 horas na geladeira, a camada inferior estava cheia de óleo transparente.
Esse é o meu P2P? Posso realmente extrair dessa forma?
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Eu era apenas água no fundo. Mas meu P2P estava no acetato de etila.
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
MAS, tudo isso foi por água abaixo, porque NÃO era P2P. O P2P não é solúvel em acetato de etila. Acho que era algum outro produto, porque fiz a hidrogenação do acetoxi da maneira errada. Acho que o acetoxifenilpropeno é solúvel em acetato de etila. Corrija-me se eu estiver errado. Agora dissolvo tudo em xileno, porque ambos são solúveis em xileno e, portanto, também economizo dinheiro.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
276
Points
63
O P2P é muito bem solúvel em EtOAc - Acetato de Etila. Também é solúvel em benzeno, tolueno, xileno, éter e DCM, mas é pouco solúvel em nafta, também conhecida como Shellsol, também conhecida como Wundbenzin/Reinigungsbenzin. Uma mistura de acetato de etila e nafta 50/50 funciona muito bem.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Li alguns "dados" há algum tempo de que ele é pouco solúvel em acetato de etila. OK. Obrigado.
Mas agora estou bem. Obrigado, OrgUnikum, por sua resposta também para minha hidrogenação P2P. Agora tudo correu muito bem, com a adição de mais solução à base, na hidrogenação do acetoxifenilpropeno. Obtive uma solução amarela, com cheiro de mel, em xileno. Esta é a primeira vez que a solução não está vermelha, porque segui suas instruções para colocar mais solução. Obrigado!
 

Ketaholiker

Don't buy from me
Member
Language
🇩🇪
Joined
Jul 28, 2024
Messages
10
Reaction score
0
Points
1

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Todos esses reagentes para produzir 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona são de venda livre.
Não vou citar nenhuma marca para obter esse benzaldeído, porque "eles" vão tirá-los das prateleiras imediatamente. Ou, mesmo que eu esteja errado sobre isso, é melhor ser um pouco cauteloso com esses preciosos reagentes.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
MAS, veja o benzeno-hído das prateleiras de aromatizantes artificiais nas lojas.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
276
Points
63
Não. Essas são oxidações diferentes. Você precisa de uma BV, uma oxidação Baier Villinger.
 

handle

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 16, 2023
Messages
120
Reaction score
72
Points
28
Ótimo, vamos tentar este.
Etapa 1, em andamento.
45 g de benzaldeído + 200 ml de M.E.K borbulham o gás HCL de 25 ml de H2SO4 sobre 25 ml de ácido clorídrico. Ficou vermelho vivo em cerca de 30 minutos, agora mexendo.
R83Rkq0cXl
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Agora que tenho mais de 100 gramas de água e MPB purificado com ácido/base, mas úmido (coletado de algumas reações),
vou secar a solução cristalina em cristais que não derretem em temperatura ambiente. Posso postar uma foto disso e também uma foto do acetoxifenilpropeno, com os rendimentos.
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Este é o óleo (100 gramas) com meu ácido peracético às 21:00 horas. Borbulhando em temperatura ambiente.XW7imVvhtZ
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Não sei por que esta foto ficou de lado, mas você pode ver essas bolhas ali, e
a cor fria que sempre obtenho no processo de oxidação peracética. O tempo de oxidação foi de 24,5 horas.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Obtive 100 gramas de acetoxifenilpropeno a partir desses 100 gramas de MPB. Agora estou feliz!
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Quando coloco a solução de P2P em xileno na geladeira, algumas partículas saem. Essas partículas pertencem ao P2P ou posso filtrá-las? Da última vez, eu as filtrei. Foi um erro ou é aconselhável filtrá-las novamente? A solução ainda é bruta e não purificada.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Preciso deixar claro que não se trata de pequenas partículas (meu inglês enferrujado), mas de uma massa que cairá no fundo do meu béquer na geladeira. Em temperatura ambiente, esses pedaços não se dissolvem mais. Alguém pode me explicar e orientar, por favor? Eu ficaria muito feliz, pois não quero cometer nenhum erro, já que tenho muito P2P na solução agora.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Lavei a solução com ~ 12% de HCL-solução x 4. e obtive uma solução quase límpida. Também lavei várias vezes com água. Seco com MgSO4.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
276
Points
63
O produto da oxidação da BV, o acetato de vinila, é miscível com o xileno, e o P2P formado pela hidrólise também é miscível com o xileno, portanto, qualquer coisa que cair fora é apenas porcaria. A filtragem é imprescindível se qualquer um de seus intermediários ou o produto final no solvente não for claro, mas turvo ou nublado.
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Mais uma vez, obrigado. Vocês me ajudaram muito com toda essa síntese e, ao mesmo tempo, esse foi um grande processo de aprendizado.
 
View previous replies…

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
330
Reaction score
276
Points
63
Você não precisa basear esse extrato. O P2P não gosta de água e xileno da mesma forma. Portanto, basta lavar o P2P/Xileno duas vezes com água pura, adicionar água no funil de separação, agitar, agitar muito mais, esperar a separação, separar e repetir. Se a camada de xileno permanecer turva, não há problema, a camada de água deve estar clara antes da separação. Em seguida, você adiciona salmoura, solução saturada de NaCl, a mesma quantidade de xileno, agita uma vez e espera. E voilà! Camada de água transparente E camada superior transparente. O sal sugou a água do xileno.
Agora, proceda como desejar, pois isso depende do que você quer fazer com o P2P e outras coisas.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Não, a hidrólise que fiz foi com uma solução de KOH muito mais diluída.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Agora tenho um líquido oleoso yeallow P2P perfeitamente transparente.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Foi isso que eu quis dizer em primeiro lugar: Por que minha solução de P2P em xileno se tornou quase completamente pastosa quando coloquei a única solução de KOH a 20%? Era um mingau grosso, quase a metade. E quanto mais eu despejava a solução diluída de HCL (cerca de 12%), aquele pedaço de massa derretia de volta na solução? Então isso aconteceu em temperatura ambiente. Tive que adicionar essas soluções ácidas diluídas um total de seis vezes antes de obter uma solução de P2P realmente clara em xileno. É claro que eu a lavei várias vezes com água deionizada. Percebi que algumas impurezas eram um pouco solúveis em água, mas, no funil de separação, essas pequenas partículas passavam para a fase aquosa, mas caíam no fundo. Porém, com essas lavagens com ácido/água, a solução ficou completamente transparente, mas se eu a colocasse na geladeira, algumas partículas pequenas ainda apareceriam na solução. Eu nunca havia experimentado isso antes e, se eu tivesse colocado apenas mais uma base no início, a solução inteira não seria mais uma solução. Apenas um grande aglomerado, um grande bolo mole ou algo assim (inglês não é meu idioma). Meu assistente de IA em química disse que o mingau é PROVAVELMENTE o P2P que está se precipitando, mas não posso confiar no meu assistente de IA, a não ser que ele esteja fazendo coisas matemáticas.

P.S: Desculpe-me pela postagem longa. Tentei apenas explicar e metade do meu P2P está em desuso neste momento.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Sei que essa deve ser uma pergunta difícil, pois não encontrei resposta para ela em lugar algum.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
180
Reaction score
84
Points
28
Mas onde, ou como, há acetato de vinila em minha solução de oxidação de BV como um subproduto?
Como ele é formado? Eu usei: 30% de H2O2 + GAA e 0,1 moles de H2SO4 + MPB, é claro.
E agora esqueci que a sexta lavagem ácida deixou tão claro que não há nada flutuando na minha solução de P2P quando ela está na geladeira, desculpe. Minha memória falha. Muitas e muitas vezes ao longo dos dias...
 
Top