Destilação P2P a vapor como um método de purificação

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1

JxbgEed3KL

Introdução

A fenilacetona (P2P) é um reagente-chave para a síntese de metanfetamina e também pode ser usada para a fabricação de anfetamina. Nossos experimentos mostraram claramente que a pureza da P2P tem impacto direto sobre o rendimento da síntese de metanfetamina e sua pureza [por meio do métodode redução de metilaminação com borohidretode sódio (NaBH4) ]. Quanto mais puro o P2P for usado, maior será o rendimento obtido. Para completar, a equipe de pesquisa do Fórum BB decidiu que é estrategicamente importante representar essa forma de purificação substancial como uma destilação a vapor do P2P.

Equipamento e material de vidro.

• Balão de destilação de 500 ml com funil.
  • Condensador reto;
  • Placa de aquecimento;
  • Balão para geração de vapor de 500 ml;
  • Balão de recolhimento de 250 ml;
  • Suporte para retorta e grampo para fixação do aparelho;
  • Papel indicador de pH;
  • Béqueres de 1 L x2; 500 ml; 250 ml
  • Funil de separação de 2 L;

Reagentes.

• P2P (fenilacetona) impura 145 ml.
  • Carbonato de potássio 50 g;
  • Água destilada 500 ml;
  • Gel de sílica;
  • Cloreto de sódio 100 g (NaCl);
a
a
..

Procedimento de destilação a vapor

1. A solução de carbonato de potássio é preparada. A água é despejada em um béquer com carbonato de potássio e, em seguida, a mistura é agitada.
Observação: o papel indicador mostra o pH alcalino.

2. Chips de ebulição (ou bastões de vidro) são colocados no balão de destilação. O P2P impuro é colocado no balão. A solução de carbonato de potássio também é despejada até a metade do volume do frasco.

3. A configuração para a destilação a vapor do P2P está montada.
Importante: o volume de vapor do gerador de vapor deve ser maior do que o volume de vapor, que é obtido da ebulição normal do P2P no frasco. Portanto, o frasco com P2P deve ter um volume menor do que o frasco do gerador de vapor.

4. A solução de P2P é fervida (aquecida a uma temperatura de ebulição) e o P2P é condensado como gotículas oleosas no condensador. O frasco receptor coleta o destilado do P2P mais puro com água.

5. À medida que o frasco receptor é enchido, os destilados são combinados e assentados até a separação das camadas.

6. A destilação é considerada concluída quando apenas o vapor de água (sem a fração oleosa) é condensado no condensador. Depois de algum tempo, a solução de P2P no balão de destilação fica turva. Um sedimento de alcatrão pode se formar no fundo do frasco. Essas são impurezas pesadas e insolúveis. O destilado de P2P resultante deve ser separado da camada de água.

7. Uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) é preparada (100 g de NaCl por 500 ml de água). A mistura é agitada vigorosamente até que o NaCl esteja completamente dissolvido.
Observação: a solução de NaCl é necessária para alterar a densidade da água na mistura com o P2P. Isso ajuda o P2P a flutuar como uma camada superior transparente e a não ficar na forma de bolhas em todo o volume do frasco.

8. A solução destilada de P2P é despejada em um funil de separação de 2 L. Em seguida, a solução de NaCl é adicionada. São necessárias várias horas até a separação completa das camadas. O P2P estará no nível superior.

9. A camada aquosa inferior é removida. Ela pode ser reutilizada para destilar novas porções de P2P impuro. Apenas a camada de P2P deve permanecer no funil, sem nenhum resíduo visível de água. Entretanto, as partículas de água ainda estão no P2P. O óleo resultante deve ser desidratado.

10. Para secar ~100 ml de óleo P2P, você precisa de ~10 g de sílica gel. A camada de P2P é seca sobre sílica gel por cerca de 2 horas e, em seguida, decantada. Obtém-se o rendimento de Р2Р mais puro, 100,02 g (68,98%).
Observação: o P2P pode ser armazenado com sílica gel no mesmo frasco para evitar a absorção de umidade.

Tópicos relacionados

Attachments

• iktbOBKT8u.jpeg
    iktbOBKT8u.jpeg
    17.8 KB · Views: 1,822
Last edited:

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
34
Caro químico, não tenho carbonato de potássio. Posso usar solução de hidróxido de sódio em seu lugar? A proporção é a mesma que a do carbonato de potássio?

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1
Olá, sim, você pode usar NaOH. Use menos, cerca de 15 g.

should

Don't buy from me
Member
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Hello sir, is the distillation method of A oil the same as this?

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
7
Se meu aquecedor só puder armazenar um frasco para aquecimento, não poderei usar esse método de destilação a vapor sem problemas. Existe alguma outra maneira de purificar o P2P em vez da destilação a vapor? Tentei a destilação a vácuo, mas o rendimento é de apenas 30~35%. O líquido no frasco fica muito espesso, difícil de evaporar e forma grumos duros após o resfriamento. Existe alguma alternativa à destilação a vapor?

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1
Hi.
É o melhor método para essa substância.

qwe111

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
5
Você pode tentar lavar com água fervente. Se for 100MLp2p, ferva 100-200ml de água fervente. Misture em um funil de separação, agite vigorosamente e deixe repousar para separar. Isso leva muito tempo, 12 horas!
Não tenho certeza sobre o rendimento e a pureza. Mas essa é a maneira mais fácil.

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
7
Misture água quente fervente e P2P, agite e coloque em um funil de separação, deixe esfriar e aguarde a estratificação, certo? Vou tentar esse método, caso contrário, meu equipamento realmente não poderá realizar a destilação a vapor, obrigado

jasper

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
6
Qual é o uso do carbonato de potássio nessa destilação?

BlueDex

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
32
Phenyl-2-Propanone Ethylimine (From Phenyl-2-Propanone and Ethylamine) in Ethanol Water and a Carbon Dioxide inert atmosphere can undergo reductive amination using non-toxic Aluminum Palladium Galinstan amalgam or Aluminum Galinstan amalgam plus 500mg of Palladium on Carbon temperature 30°C reaction time 24 hours to get Ethylamphetamine. Then filter through a Buchner Funnel with Zeolite and what's leftover is Palladium Galinstan. The Aluminum Hydroxide Al(OH)3 will stay in the filter and the filtration is Ethanol Water with Ethylamphetamine. Then dry with Anhydrous Magnesium Sulfate and filter again to then get Ethylamphetamine in dry Ethanol. Bubble HCl through it to get Ethylamphetamine HCl.