Como você disse, não consigo ver o produto final do mecanismo por causa do logotipo na imagem, mas parece que a ligação dupla é formada entre o N e o carbono C1 do diagrama do mecanismo. Se minha suposição sobre a imagem estiver correta, então a imagem que você forneceu corrobora minha hipótese de que, na reação entre anfetamina e formaldeído, o intermediário imina tem uma ligação dupla entre N e o carbono metil e NÃO entre N e o carbono alfa.
Se a foto do mecanismo que você forneceu mostrar outra coisa sob o logotipo oculto, envie um link para que eu possa ver o diagrama sem o logotipo, pois eu gostaria de vê-lo. No entanto, ele parece apoiar o que eu disse anteriormente.
No entanto, meu entendimento mecanicista não é de primeira linha e certamente não é especializado. Você tem alguma ideia de como o mecanismo acima pode gerar uma ligação dupla entre N e o carbono alfa, já que o O que forma o grupo de saída H2O está ligado ao carbono C1 do formaldeído no diagrama do mecanismo?
Quanto aos "dados confiáveis" sobre a estereoespecificidade, não tenho nenhum além do artigo original da Rhodium que afirma que a síntese é estereoespecífica, como outro membro disse no início do tópico na página 1 de respostas, aqui:
https://www.erowid.org/archive/rhodium/chemistry/amphetamine.methylation.html
O artigo acima afirma que a formação de imina com d-anfetamina e sua redução resulta em d-metanfetamina. Como a estrutura mostrada atualmente (3) é idêntica à imina de fenilacetona-metilamina, cuja redução produz um produto racêmico, é evidente que uma das duas deve estar errada, não?
Ou a imina de anfetamina-formaldeído é diferente da imina de fenilacetona-metilamina, ou a reação não é estereoespecífica, conforme declarado na fonte do Rhodium.
Alguém com os recursos adequados talvez pudesse testar a reação com diferentes misturas ópticas de anfetamina e informar, mas não consigo reunir esses dados.
Obrigado por suas respostas.