Síntese de fenilacetona (P2P) a partir de benzaldeído com butanona

Fenster

Don't buy from me
New deal
Reaction score
34
Estou a executar o mesmo processo na mesma fase. Não esperem muita ajuda da equipa aqui. Parece que abandonaram este artigo. Penso que muitos dos artigos são apenas copiados e colados.

Considere que o MEK e o benzaldeído têm peso molecular e densidade diferentes. Portanto, 100 ml de MEK não são 100 g. Isto só é um problema mais tarde, quando se vai adicionar 100g de h202(50%)

Há várias medidas neste artigo em que um lado da reação é indicado em gramas e o outro em MLS. O H2O2 é indicado em gramas de uma mistura 50/50. Portanto, é preciso levar em conta a água e o peróxido ao calcular o MLS a partir do peso. A não ser que se comece a pesar líquidos.

Quando fiz uma reação de .1M acabei por ter um rendimento tão baixo que não consegui extrair o p2p da porcaria do alcatrão. Este artigo não te informa muito sobre o que esperar. Dá a impressão de que basta extrair e destilar.

Diz-me como vais extrair o MPB amanhã. A tua mistura Rx ficou vermelha brilhante?

Last edited:

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
É por isso que este texto contém alguns erros graves. Em particular, o último passo está completamente errado. Se o fizer como descrito, acabará com alcatrão e alguns % de p2p

Mo0odi

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
74
Existe alguma alternativa ao peróxido de hidrogénio?

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
O procedimento original de dois cães utiliza ácido perbórico produzido in-situ a partir de ácido acético e perborato de sódio. A via perbórica é um pouco confusa e requer filtragem

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Usei uma vez o ácido perfórmico e funcionou, mas não tão bem como o ácido peracético.

mithyl2

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
28
qual é a melhor maneira de produzir peróxido de hidrogénio a 50%?

tem de ser exatamente 50%?

skanderbeg

Use escrow for deals with me
👨🏻‍🔬 BB Seller
🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
46
O que é que se pode fazer? Para além disso, compre na alfa aesar. Sim, é melhor usar 50% porque tem muita água como agente estabilizador/diluidor e pode (não sei ao certo) interferir com a reação.

View previous replies…

mithyl2

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
28
vi alguns desses e o método parece ser ferver a água para que a % de peróxido aumente, mas isso é muito impreciso.

mas se houver uma forma exacta de o fazer, então está tudo bem. será que poderia esclarecer esta questão?

melhor ainda, existe alguma alternativa ao peróxido de hidrogénio?

skanderbeg

Use escrow for deals with me
👨🏻‍🔬 BB Seller
🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
46
Nunca usei o método dos dois cães, não conheço alternativas. Mas pode ferver a água ao ar livre até atingir uma concentração de cerca de 25%. Depois, repito, faça os seus cálculos. Destilar a água sob vácuo (-30 inHg é suficiente) e deve ferver a 50-60 graus Celsius. Faça as suas contas sobre a quantidade de água que precisa de ferver para atingir uma concentração de 50% :).

mithyl2

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
28
Obrigado. Se não houver um substituto químico, vou experimentar este método.

O peróxido de hidrogénio tem de ser exatamente 50%?

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
É recomendado. Caso contrário, a percentagem de ácido peracético será muito baixa. Há gráficos algures na Internet sobre %H2O2 versus % de ácido peracético que se obtém. Uma %H2O2 elevada é essencial.

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
O texto original da twodogs não utiliza peróxido. Utiliza perborato de sódio.
100g de cetona, 143g de perborato de sódio, 625ml de ácido acético, 50-60 graus Celsius, 6 horas de mistura. Trata-se de uma reação exotérmica, pelo que é necessário verificar a temperatura e arrefecer se necessário.

mithyl2

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
28
acha que se eu destilar mais de 50% da água do peróxido de hidrogénio para ter a certeza de que tenho pelo menos 50%, isso funcionará melhor? a reação ficará comprometida se eu usar uma concentração demasiado elevada de peróxido de hidrogénio?

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
sim, pode destilar água para a tornar mais concentrada. é um pouco perigoso, veja os vídeos no youtube sobre como concentrar H2O2. não tente fazer mais de 50%, pois torna-se explosivo

waltjr5858

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
27
Sim, ao ferver, é necessário pesar o líquido numa balança de precisão e verificar a densidade até chegar a 50%

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
Todo este processo de síntese faz-me pensar que o tipo que o publicou nunca o experimentou.

1. É melhor usar uma razão molar de 1:2 de PhCHO para MEK.
2. Para cada 100g de PhCHO são necessários cerca de 20g de HCL, e não apenas "borbulhar durante 1,5 horas"
É possível utilizar HCL aquoso a 35%...37%.
3. A mistura reacional deve ser arrefecida durante pelo menos 6 horas após a adição de todo o HCL
4. A mistura reacional DEVE permanecer à temperatura ambiente durante, pelo menos, 24 horas
5. A RM deve ser lavada uma vez com água e uma vez com bicarbonato de sódio.
6. Destilar o excesso de MEK à pressão atmosférica
7. Destilar o produto sob vácuo.
8. De 1000 g de PhCHO obterá, na melhor das hipóteses, 900 g da sua cetona.

Bayer-Villager:
1. A sua quantidade de ácido acético é absurda
2. O ácido peracético deve ser feito com antecedência, não basta "juntar tudo"

Etapa de saponificação:
O rendimento é absolutamente irrealista. Na melhor das hipóteses, pode obter 35% p/p, mas normalmente é menos

handle

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
148
Aproximadamente 45,4 mL de solução de HCl a 37% para obter 20 gramas de HCl.
Aproximadamente 53,9 mL de solução de HCl a 32% para obter 20 gramas de HCl.

Last edited:

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
saponificação em NaOH aquoso a 50 graus ?! Isso é mesmo má ideia

gmo

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Reaction score
6
Que temperatura é necessária?

mckennai

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
2
Já está a experimentar ou está só a perguntar? Estou quase a tentar essa receita, basta o Williams orientar-me e guiar-me. Acho que já obtive o primeiro passo intermédio, o 3butano2ona, e agora estou a sintetizar o acetoxi no passo 2. Se já estiver a tentar sintetizar, terei todo o gosto em falar e manter-me em contacto consigo.

gmo

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Reaction score
6
Tentei uma vez sem sucesso, agora quero começar de novo com o método combinado mencionado e as opiniões de amigos e algumas iniciativas simples. Terei todo o gosto em colaborar convosco😉

waltjr5858

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
27
Sim, se vai escrever que é uma má ideia, deve explicar porquê e a forma correta com uma referência, se possível, para ajudar aqueles que estão a tentar fazê-lo....

the money

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
36
Como sabem, qualquer pessoa pode fornecer metiletilcetona (MEK) a partir das lojas, existe também um vídeo sobre a síntese de benzaldeído a partir das lojas.

Katty Korner

Don't buy from me
New deal
Reaction score
10
A oxona pode ser utilizada para substituir o peróxido de hidrogénio? Sem água, normalmente tem algum tampão para não ser demasiado ácida, mas pode ser obtida sem água.

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
sim, pode ser utilizada. mas não apenas em vez de h2o2. existem várias patentes na internet sobre a utilização de oxona em bayer-villiger em cetonas insaturadas.

Katty Korner

Don't buy from me
New deal
Reaction score
10
Presumo que seria utilizado no lugar, pelo menos parcialmente, de algum do ácido acético.

Vou procurar essas patentes, obrigado

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
no passo 3 deste método tem de se destilar o p2p sob vácuo. há muitos produtos secundários e alcatrão criados neste passo de saponificação. o rendimento real é de cerca de 300g de p2p

Katty Korner

Don't buy from me
New deal
Reaction score
10
Presumo que seria utilizado no lugar, pelo menos parcialmente, de algum do ácido acético.

Vou procurar essas patentes, obrigado

lalalander

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇺🇸
Reaction score
47
Toda a gente diz que este método tem falhas. Alguém já conseguiu obter rendimentos significativos com este método?

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
Utilizei este método muitas vezes. Modificado um pouco. Os melhores resultados que obtive foram 30 ml de P2P a partir de 100 ml de benzaldeído. Também conheço algumas pessoas que investigaram muito esta reação; os seus melhores resultados foram cerca de 35 ml de P2P.

Método de trabalho:

1. Metil-fenil-butenona preparada da seguinte forma: 500 ml de benzaldeído são misturados com 1000 ml de MEK. A mistura é arrefecida num balde cheio de gelo até cerca de +5 graus.
2. Adiciona-se HCL aquoso a 35-37% (é necessário adicionar 100 g de HCL puro, o que corresponde a cerca de 286 ml de HCL a 37%).
3. Misturar e manter num balde com gelo durante a noite, para que o gelo derreta.
4. Esperar mais 24 horas
5. Colocar num funil de separação, descartar a camada inferior.
6. Lavar a mistura castanho-avermelhada escura com 500 ml de água, descartar a água.
7. Destilar tudo o que ferve abaixo dos 150 graus à pressão atmosférica e descartar
8. Destilar o resto no vácuo para obter um óleo amarelo

Este óleo escurecerá ao repousar no espaço de uma semana.

Bayer-Villiger:
1. Adicionar 100 ml do óleo preparado acima a uma mistura de 300 ml de ácido acético glacial e 100 ml de peróxido de hidrogénio a 50%.
2. Aquecer e agitar a 55 graus.
3. Quando a reação começar, a temperatura subirá acima de 55...60 (cerca de 1..2 horas): esta é a indicação para desligar o aquecimento. Se a temperatura subir para 70 graus, arrefecer um pouco o frasco sob água corrente.
4. Mexe até a temperatura descer para 50...55 graus, depois volta a ligar o aquecimento
5. Agitar e aquecer durante 6 horas
7. Verter a mistura para 1L de água, extrair 3 vezes com 100+100+100ml de DCM
8. Destilar o DCM

Saponificação:
1. Colocar o produto Bayer-Villiger do passo anterior num balão com agitação. Adicionar lentamente
solução de NaOH (30 g de NaOH, 250 ml de água, 250 ml de etanol). Lentamente, isto é, gota a gota, cerca de 3 a 5 gotas por segundo. A mistura torna-se vermelho-alaranjada

2. No final da adição, o pH deve ser superior a 12
3. Adicionar ácido acético (qualquer percentagem) à mistura até obter um pH neutro. A mistura tornar-se-á amarela
4. Verter esta mistura para 1L de água e extrair 3 vezes com 100+100+100ml de DCM
5. Destilar o DCM e os vestígios de etanol à pressão atmosférica.
6. Destilar o P2P sob vácuo.
7. Ficará muito alcatrão num balão

View previous replies…

Ortist

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Solutions
1
Reaction score
56
Também se pode destilar P2P com água, mas é muito lento. No entanto, é OBRIGATÓRIO destilar a metil-fenil-nutenona sob vácuo, porque há uma quantidade significativa de porcaria e o MPB não destila com água

View previous replies…

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
OK, e eu não destilei nada. Nem MPB, nem acetoxi, nem o meu P2P, mas a minha desvantagem foi não ter feito a saponificação do acetoxi, certo. Não, quando o fiz corretamente, obtive 13 g de P2P laranja escuro, que lavei à la Uncle Fester. Fiquei com um P2P tão limpo que consigo ver através dele. E funcionou no meu Leuckart com formamida mais catalisador de formiato de amónio e catalisador de ZnCl2 (pode ser usado). Tenho o melhor catalisador, AlCl3, para o Leuckart, mas estava a pensar que o tinha feito mal. Assim, com a purificação correta (também purifiquei o meu acetoxi e obtive um óleo amarelo limpo e com um cheiro muito doce. E, eu li que o PDF quando eles não destilaram o P2P e testaram as impurezas, no P2P, havia impurezas, mas em quantidade MUITO baixa.

Eu já nem sequer tenho aparelhos de destilação, porque os aparelhos baratos que comprei, partem-se muito facilmente. Por exemplo, o meu agitador magnético partiu-se, na minha manta de aquecimento, na primeira semana, se bem me lembro. Por isso, tive de comprar um aparelho completo outra vez. Agora só tenho o erlenmeyer, o bastão de vidro partido, a coluna de refluxo e a manta de aquecimento. Também parti o meu balão de medição de 100 ml. QUE CHATICE!

Alguém me pode aconselhar que tipo de aparelho tenho de comprar para fazer o vácuo para a destilação. Tenho orifícios de vácuo nesses copos. E custam 24€/40€. O que é que isso significa, não sei bem, acho que é a quantidade de vácuo, ou quê? :)

TheNut22

🥷 RESIDENT 🥷
New deal
Language
🇬🇧
Reaction score
92
Isto era apenas a minha treta P2P polimerizada! E eu não conseguia destilar o meu P2P. É por isso que o meu Leuckart não funcionou em nenhuma das vezes que tentei, e oh rapaz, eu tentei... :)