Destilação a vapor P2P como método de purificação

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1

JxbgEed3KL

Introdução

A fenilacetona (P2P) é um reagente-chave para a síntese de metanfetaminas e pode também ser utilizada para o fabrico de anfetaminas. As nossas experiências mostraram claramente que a pureza da P2P tem um impacto direto no rendimento da síntese da metanfetamina e na sua pureza [através do métodode redução da metilaminação com borohidretode sódio (NaBH4) ]. Quanto mais puro for o P2P utilizado, maior será o rendimento obtido. Além disso, a equipa de investigação do Fórum BB decidiu que é estrategicamente importante representar uma forma de purificação tão substancial como a destilação a vapor do P2P.

Equipamento e objectos de vidro.

• Balão de destilação de 500 ml com funil.
  • Condensador reto;
  • Placa de aquecimento;
  • Balão para produção de vapor de 500 ml;
  • Balão de recolha de 250 ml;
  • Suporte para retorta e pinça para fixação do aparelho;
  • Papel indicador de pH;
  • Copos de 1 L x2; 500 ml; 250 ml
  • Funil de separação 2 L;

Reagentes.

• P2P (fenilacetona) impura 145 ml.
  • Carbonato de potássio 50 g;
  • Água destilada 500 ml;
  • Gel de sílica;
  • Cloreto de sódio 100g (NaCl);
a
a
..

Procedimento de destilação a vapor

1. Prepara-se uma solução de carbonato de potássio. Deita-se água num copo com carbonato de potássio e agita-se a mistura.
Nota: O papel indicador mostra um pH alcalino.

2. Colocam-se pastilhas de ebulição (ou varetas de vidro) no balão de destilação. Coloca-se P2P impuro no balão. A solução de carbonato de potássio é também vertida até metade do volume do balão.

3. Montagem da destilação de vapor de P2P.
Importante: o volume de vapor do gerador de vapor deve ser superior ao volume de vapor, que é obtido a partir da ebulição normal de P2P no balão. Portanto, o balão com P2P deve ter um volume menor do que o balão do gerador de vapor.

4. A solução de P2P é fervida (aquecida a uma temperatura de ebulição) e o P2P é condensado sob a forma de gotículas oleosas no condensador. No balão de receção é recolhido o destilado do P2P mais puro com água.

5. À medida que o balão de receção é enchido, os destilados são combinados e sedimentados até à separação das camadas.

6. A destilação é considerada completa quando apenas vapor de água (sem fração oleosa) é condensado no condensador. Após algum tempo, a solução de P2P no balão de destilação torna-se turva. Pode formar-se um sedimento de alcatrão no fundo do balão. Trata-se de impurezas pesadas e insolúveis. O destilado de P2P resultante deve ser separado da camada de água.

7. Prepara-se uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) (100 g de NaCl por 500 ml de água). A mistura é agitada vigorosamente até que o NaCl esteja completamente dissolvido.
Nota: A solução de NaCl é necessária para alterar a densidade da água na mistura com P2P. Isto ajuda o P2P a flutuar como uma camada superior transparente e a não se apresentar sob a forma de bolhas em todo o volume do balão.

8. A solução destilada de P2P é vertida numa ampola de decantação de 2 L. De seguida, adiciona-se a solução de NaCl. São necessárias várias horas até à separação completa das camadas. O P2P estará no nível superior.

9. A camada aquosa inferior é removida. Esta pode ser reutilizada para destilar novas porções de P2P impuro. Apenas a camada de P2P deve permanecer no funil sem nenhum resíduo visível de água. No entanto, as partículas de água ainda se encontram no P2P. O óleo resultante deve ser desidratado.

10. Para secar ~100 ml de óleo P2P, são necessários ~10 g de sílica gel. A camada de P2P é seca sobre sílica-gel durante cerca de 2 horas e depois decantada.
Obtém-seo rendimento de Р2Р mais puro, 100,02 g (68,98%).
Nota: O P2P pode ser armazenado com sílica gel no mesmo frasco para evitar a absorção de humidade.

Tópicos relacionados

Attachments

• iktbOBKT8u.jpeg
    iktbOBKT8u.jpeg
    17.8 KB · Views: 1,821
Last edited:

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
34
Caro químico, não tenho carbonato de potássio. Posso usar uma solução de hidróxido de sódio? A proporção é a mesma que a do carbonato de potássio?

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1
Olá, sim, pode usar NaOH. Leva menos, ~15g.

should

Don't buy from me
Member
Language
🇬🇧
Reaction score
0
Hello sir, is the distillation method of A oil the same as this?

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
7
Se o meu aquecedor só puder armazenar um frasco para aquecimento, não poderei utilizar este método de destilação a vapor sem problemas. Existe alguma outra forma de purificar o P2P em vez da destilação a vapor? Tentei a destilação a vácuo, mas o rendimento é de apenas 30~35% O líquido no balão torna-se muito espesso, difícil de evaporar e forma grumos duros após o arrefecimento. Existe alguma alternativa à destilação a vapor?

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,080
Deals
1
Hi.
É o melhor método para esta substância.

qwe111

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
5
Pode tentar lavar com água a ferver. Se 100MLp2p, ferver 100-200ml de água a ferver. Misturar num funil de separação, agitar vigorosamente e deixar repousar para separar. Isto demora muito tempo, 12 horas!
Não tenho a certeza do rendimento e da pureza. Mas esta é a forma mais fácil.

chef learner

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
7
Misturar água quente a ferver e P2P, agitar, colocar num funil de separação, deixar arrefecer e esperar pela estratificação, certo? Vou experimentar este método, caso contrário o meu equipamento não consegue efetuar a destilação a vapor, obrigado

jasper

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
6
Qual é a utilização do carbonato de potássio nesta destilação?

BlueDex

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
32
Phenyl-2-Propanone Ethylimine (From Phenyl-2-Propanone and Ethylamine) in Ethanol Water and a Carbon Dioxide inert atmosphere can undergo reductive amination using non-toxic Aluminum Palladium Galinstan amalgam or Aluminum Galinstan amalgam plus 500mg of Palladium on Carbon temperature 30°C reaction time 24 hours to get Ethylamphetamine. Then filter through a Buchner Funnel with Zeolite and what's leftover is Palladium Galinstan. The Aluminum Hydroxide Al(OH)3 will stay in the filter and the filtration is Ethanol Water with Ethylamphetamine. Then dry with Anhydrous Magnesium Sulfate and filter again to then get Ethylamphetamine in dry Ethanol. Bubble HCl through it to get Ethylamphetamine HCl.