Síntese da dextroanfetamina (Nabenhauer, 1942)

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Desculpem o spam, mas encontrei a chave. A imagem que publicou é do artigo da Wikipédia sobre estereoquímica. É incorrecta. Esse artigo é muito criticado na secção Conversas.

A imagem que eu coloquei é a correcta.

Os prefixos l e d são apenas a abreviatura de dextrorotário ou levorotário: para que lado a molécula roda a luz polarizada. "l" =levo = para a esquerda, "d" = dextro = para a direita. Mas estes prefixos são antigos e já não são utilizados.
Na nomenclatura moderna, foram substituídos por (+) para dextro e (-) para levo.

Os prefixos L e D (letras maiúsculas) referem-se às projecções Fischer das moléculas e não têm nada a ver com a forma como rodam a luz, mas sim com a direção em que as partes principais da molécula são desenhadas. Neste caso, estão de facto REVERTIDOS em relação aos prefixos d e l : d é L e l é D.

Assim, o ácido L-(+)-tartárico significa: "uma molécula de ácido tartárico desenhada com o grupo de maior prioridade no topo da projeção de Fischer e o grupo relevante apontado para a esquerda, e que roda a luz polarizada para a direita", também conhecido como dextrorotário, também conhecido como dextro, também conhecido como ácido d-tartárico. Esta é a forma natural do ácido tartárico.

E, claro, vice-versa para o ácido D-(-)-tartárico.

Tanto quanto sei, ambos os isómeros do ácido tartárico podem ser utilizados para resolver os enantiómeros das anfetaminas. Se utilizarmos o ácido D-(-)-tartárico, obteremos cristais de d-anf/D-tartarato, e se utilizarmos o ácido L-(+)-tartárico , obteremos cristais de l-anf/L-tartarato.
A utilização de ácido DL-tartárico seria absolutamente inútil, uma vez que não separaria nada: ambos os enantiómeros iriam colidir.

Ufa.
Já falei.
 

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 26, 2022
Messages
52
Reaction score
29
Points
18
o teu esclarecimento aqui, em três comentários, foi a coisa mais esclarecedora e absolutamente útil que li nos últimos tempos. obrigado. Sei que publicaste isto há uns 8 meses, por isso vou dizê-lo agora, caso mais ninguém o faça, era disto que eu precisava para esclarecer esta merda toda... durante anos não percebi e estava demasiado confuso para tentar perceber o que se passava.... obrigado... a sério
 

xxxx-8888

Don't buy from me
New Member
Joined
Sep 6, 2023
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
Grande Mestre. Dissolvi 11,8gd-ácido tartárico (cas:147-71-7) em 118g de metanol, mexi e aqueci até dissolver. Depois deitei 10g de base livre de Xuan exportada. A mistura continua imóvel. Mas nada de sólido emergiu. A minha abordagem está errada? Podem ajudar-me?
 

Attachments

  • iPoJw7SVNH.jpeg
    iPoJw7SVNH.jpeg
    5.7 MB · Views: 520

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
O que é a base livre da Xuan?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
Enviei-vos um vídeo tutorial sobre como o fazer. Este post sobre anfetamina. Veja com atenção e leia a secção de comentários. Se tiver mais perguntas, escreva no DM (o nosso chat).
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
@G.Patton Estou um pouco confuso sobre o que é o enantiómero e para que é utilizado, por isso, corrija-me se estiver errado.

Então, o enantiómero que ocorre naturalmente e é fácil de obter é: Ácido L-(+)-tartárico, ácido dextrotartárico, ácido d-tartárico, ácido (2R,3R)-tartárico
O que não ocorre naturalmente e é difícil de obter é Ácido D-(-)-tartárico, ácido tartárico, ácido (2S,3S)-tartárico

Então, se eu usar o ácido L-(+)-tartárico na anfetamina racémica, o sal de levoanfetamina precipita e o sal de dextroanfetamina fica em solução?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
 
View previous replies…

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
Então, o ácido d-tartárico é o que ocorre naturalmente?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
Porque é que estás a perguntar? Queres cultivá-la? lol
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
Não xD, o ácido D-(-)-tartárico é muito difícil de obter e não tinha a certeza se se podia fazer o mesmo com o ácido L-(+)-tartárico. Fico sempre confuso porque aparentemente o ácido d-tartárico também se chama ácido L-(+)-tartárico e depois não sei qual é qual
 

Acab1312

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 20, 2022
Messages
138
Reaction score
73
Points
28
Sempre à procura do ácido tartárico "natural" e "barato", então está do lado seguro.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
Também se pode usar racemic mixture.
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
Uma vez que sei que funciona, vou fazê-lo. Sabem se também funciona para a MDMA?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
Apenas o preço ou/e a falta de ácido d-tartárico.
 

Acab1312

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 20, 2022
Messages
138
Reaction score
73
Points
28
Sim, também deve funcionar para a mdma, só que têm de manter a precipitação e não a solução. Eu também prefiro a separação com h20/desvantagem do ácido tartárico, pelo menos 2 repetições da separação. Mas por razões técnicas de custo, acho que faz mais sentido.
 

JoshL1221

Don't buy from me
Member
Language
🇪🇸
Joined
Sep 3, 2023
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
oi, desculpe-me, quando diz "Precipitamos a d-anfetamina com uma quantidade adicional de ácido d-tartárico.", qual a quantidade de ácido d-tartárico utilizada? obrigado.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
O mesmo que na adição anterior com um pequeno excesso.
 
Top