Como disse, não consigo ver o produto final do mecanismo devido ao logótipo na imagem, mas parece que a ligação dupla se forma entre o N e o carbono C1 a partir do diagrama do mecanismo. Se o meu palpite sobre a imagem estiver correto, então a imagem que me deu apoia a minha hipótese de que na reação entre a anfetamina e o formaldeído o intermediário imina tem uma ligação dupla entre o N e o carbono metilo e NÃO entre o N e o carbono alfa.
Se a fotografia do mecanismo que forneceu mostra outra coisa por baixo do logótipo oculto, por favor envie-me uma ligação para onde possa ver o diagrama sem o logótipo, pois gostaria de o ver, no entanto parece apoiar o que disse anteriormente.
No entanto, a minha compreensão mecanicista não é de topo e carece certamente de conhecimentos especializados. Tem alguma ideia de como o mecanismo acima pode gerar uma ligação dupla entre N e o carbono alfa, dado que o O que forma o grupo de saída H2O está ligado ao carbono C1 do formaldeído no diagrama do mecanismo?
Quanto a "dados fiáveis" sobre a estereoespecificidade, não tenho outros senão o artigo original da Rhodium que afirma que a síntese é estereoespecífica, como outro membro disse no início do tópico na página 1 de respostas, aqui:
https://www.erowid.org/archive/rhodium/chemistry/amphetamine.methylation.html
O artigo acima refere que a formação da imina com a d-anfetamina e a sua redução dá origem à d-metanfetamina. Dado que a estrutura atualmente apresentada (3) é idêntica à imina de fenilacetona-metilamina, cuja redução produz um produto racémico, é evidente que uma das duas deve estar errada, não?
Ou a imina de anfetamina-formaldeído é diferente da imina de fenilacetona-metilamina, ou a reação não é estereoespecífica, como se afirma na fonte do ródio.
Alguém com os recursos adequados poderia talvez testar a reação com diferentes misturas ópticas de anfetamina e apresentar um relatório, mas não consigo reunir esses dados.
Obrigado pelas vossas respostas.