Síntese de 4-MMC (mefedrona). Tutorial completo em vídeo.

Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63


Este vídeo representa uma maneira simples de síntese de 4-MMC (mefedrona) em pequena escala a partir de 4'-metilpropiofenona. Há um manual de vídeo de síntese total que explica tudo e oferece a oportunidade de fazer 4-MMC a todos os iniciantes em síntese orgânica.

Equipamento e material de vidro:
YoZFrqTYJR


Reagentes:
  • 4'-Metilpropiofenona (cas 5337-93-9) - 100g;
  • Benzeno - 600 ml;
  • Bromo (Br2) - 100g;
  • N-metilpirrolidona - 300 ml;
  • Base livre de metilamina 40% (solução aquosa) - 200 ml;
  • Ácido clorídrico 35% - 55 ml;
  • Acetona - 1000 ml;

Descrição do vídeo de síntese de 4-MMC (mefedrona):
De 0:00 a 0:48
No início do vídeo, é dito que a temperatura do laboratório e dos reagentes (exceto aqueles que precisam ser resfriados) deve ser moderada, em torno de 20-25ºC.

Em seguida, é descrita a preparação do reator para o trabalho.
"O balão de fundo redondo de 2000 ml é colocado em um agitador magnético e fixado em um suporte de retorta e em uma braçadeira para fixar o aparelho. O trabalho do agitador magnético é verificado. O condensador de refluxo é instalado no gargalo central do frasco e uma mangueira de saída de gás é encaixada nele. A mangueira é instalada cuidadosamente, sem dobras. A extremidade da mangueira é imersa em um recipiente com solução aquosa de bicarbonato de sódio a 15% (para absorver odores)."

Em seguida, é feito o carregamento dos reagentes:
""4-Metilpropiofenona 100g e benzeno 300ml são despejados no frasco e agitados. Bromo 100 g e benzeno 100 ml são despejados no funil de gotejamento. Um termômetro é instalado e o bromo é jogado na mistura de reação. Um aquecimento suave é ligado e a temperatura no frasco é aumentada para 35 ºC, depois o aquecedor é desligado."


De 0:48 a 3:23
Reação de bromação. A bromação é iniciada por um químico após o carregamento de todos os reagentes. A solução de bromo é adicionada em pequenas porções ao benzeno no frasco, para que a mistura da reação tenha tempo de descolorir. Após a adição do bromo, a mistura é agitada em um agitador magnético por mais 30 minutos.
"O bromo é adicionado gota a gota à mistura em quatro porções iguais após o desligamento do aquecedor. Cada porção adicional de bromo é adicionada após a descoloração da anterior."
"A mistura de reação é agitada por mais 30 minutos após a adição completa de bromo."
A bromação da 4-metilpropiofenona produz 2-bromo-4-metilpropiofenona em benzeno.


De 3:23 a 6:16
A mistura de reação é
lavada em um funil de separação e o excesso de pressão é revelado por meio de uma torneira. O funil é girado em um movimento circular para coletar a água restante e drená-la. A solução de 2-bromo-4-metilpropiofenona em benzeno é deixada para a síntese seguinte.
"Água 200 ml é adicionada após 30 minutos."
"A mistura é despejada no funil de separação. As camadas são separadas claramente. A camada inferior é descartada, a camada superior é necessária."
"A lavagem é repetida. Despeja-se 200 ml de água e agita-se bem. As camadas são separadas claramente. A camada inferior é drenada.
Não
seesqueça de liberar a pressão abrindo a torneira."
"O funil é girado em um movimento circular para coletar toda a água na camada inferior."


De 6:17 a 9:02
Reação de metilaminação. A solução de 2-Bromo-4-Metilpropiofenona em benzeno é despejada de volta no frasco e a metilamina é despejada. A mistura de reação é aquecida a 40 ºC. O NMP é adicionado em pequenas porções, certificando-se de que a temperatura não ultrapasse 60 ºC. Caso a temperatura ultrapasse 60 ºC, a adição seguinte deve ser realizada quando a temperatura cair. Depois que todo o NMP tiver sido adicionado, a mistura da reação é agitada por 15 minutos. Uma rica cor âmbar da mistura de reação pode ser observada durante o processo de metilaminação. Esse é um sinal de que a reação terminou.

A metilaminação do 2-Bromo-4-metilpropiofenona dá origem à base livre de mefedrona (4-MMC).
"A 2-Bromo-4Metilpropiofenona obtida em benzeno é despejada de volta em um frasco limpo e são adicionados 200 ml de metilamina a 40% (solução aquosa)."
"Um condensador de refluxo, um funil de gotejamento e um termômetro são instalados no frasco. O agitador é ligado e o frasco é aquecido a 40 ºC."
"Quando a temperatura atinge 40 ºC, o aquecedor é desligado e 300 ml de N-metilpirrolidona são adicionados do funil de gotejamento, certificando-se de que a temperatura não ultrapasse 60 ºC. Ocorre uma reação exotérmica curta e a temperatura pode aumentar após a adição de N-metilpirrolidona."
"A mistura de reação é agitada por 15 minutos após a adição de toda a N-metilpirrolidona."


De 9:03 a 11:33
Lavagem dabase livre de mefedrona . A base livre é lavada com solução de bicarbonato de sódio 200 ml 5% e água 3 x 200 ml. A mistura é bem agitada e o excesso de pressão do gás é liberado por uma torneira. As camadas são separadas claramente em um funil de separação. A camada aquosa inferior é drenada para um recipiente de descarte, e a camada orgânica superior, com uma base livre, é deixada para trabalho posterior. Uma pitada de cloreto de sódio é adicionada à solução para remover a turbidez da água residual. Após uma boa agitação, a solução é deixada por algum tempo para a separação das camadas e o resíduo de água é drenado. A base pura de mefedrona livre é obtida .
"Em seguida, são adicionados 100 ml de solução de bicarbonato de sódio a 5% e 200 ml de benzeno, bem agitados e despejados em um funil de separação. As camadas são separadas claramente."
"A camada inferior de água é descartada."
"Água 200 ml é despejada na base livre de mefedrona em benzeno (camada superior), agitada bem. As camadas são separadas claramente. A camada aquosa inferior é descartada."
"A base livre de mefedrona em benzeno é lavada com água três vezes."
"Se a solução de base livre de mefedrona no benzeno parecer turva após a lavagem, adiciona-se um pouco de cloreto de sódio e agita-se em movimentos circulares."
"A mistura é deixada em repouso por alguns minutos, o restante da água com o cloreto de sódio é coletado na camada inferior. Esse resíduo de água é descartado.
A base livre de mefedrona pura em benzeno permanece no funil."


De 11:34 a 12:38
Acidificação. A base livre de mefedrona é convertida em sal de cloridrato nessa parte da síntese. O ácido clorídrico é adicionado gota a gota à base livre de 4MMC com agitação constante. A solução se torna quente após a acidificação e surge um precipitado. Esse precipitado é o cloridrato de mefedrona. É necessário medir o pH constantemente durante o procedimento de acidificação. A acidificação é interrompida quando o pH 5-5,5 é atingido. O béquer com a mistura é coberto com um filme e colocado em um freezer por algumas horas.
"A base de mefedrona em benzeno é despejada em um béquer largo e colocada em um agitador magnético. Uma barra de agitação é colocada em seu interior e a agitação é iniciada. Um funil de gotejamento é colocado acima do béquer e ácido clorídrico de 55 ml é adicionado a uma taxa de 1 a 2 gotas por segundo."

"O pH é medido a cada 10 segundos para atingir pH 5-5,5. O cloridrato de mefedrona é formado no béquer e a temperatura aumenta durante o procedimento de acidificação. O cloridrato de mefedrona pode ser dissolvido, essa situação é normal. Surgem cristais durante o procedimento de resfriamento."

"O agitador é desligado quando o pH é 5-5,5, o béquer é coberto com um filme plástico e colocado no freezer por 4 horas. A temperatura do freezer não deve ser inferior a -15 ºC."


A partir de 12:39
Filtragem e lavagem.
O
aparelho de filtragem é preparado: O funil de Buechner com um filtro de papel é colocado em um frasco de Buechner na parte final do vídeo. O filtro é umedecido com acetona para um melhor contato com a superfície do funil. A mistura é bem agitada para que o precipitado não grude em um béquer e é despejada no funil. O restante da mefedrona é lavado com uma porção adicional de acetona e transferido para um funil de Buechner.

Em seguida, uma bomba de vácuo é conectada ao frasco de Buechner por meio de uma mangueira. O pó engrossa ligeiramente e aparecem rachaduras durante o processo de filtragem. Uma pequena quantidade de acetona é adicionada ao funil de Buechner, desligando o vácuo ao mesmo tempo, para melhorar a lavagem e o nível de pureza. O produto é lavado com acetona até que um jato transparente comece a pingar do funil.

O pó é seco no funil de Buechner com vácuo ligado até que o pó de cloridrato de mefedrona se torne friável após a lavagem com acetona. A mefedrona é seca ao ar em uma sala seca e pesada.
"O precipitado resultante é filtrado sob vácuo e lavado no filtro com acetona.
A borda longa do bico do funil na direção oposta da saída lateral do frasco é desdobrada."
"O filtro deve ser umedecido com acetona."
"O resíduo de pó de mefedrona no béquer é lavado com uma porção de acetona."
"Mangueira de uma bomba de vácuo."
"Ímã de um agitador magnético."
"A mefedrona é seca ao ar. O rendimento teórico do cloridrato de mefedrona é de 144 g a partir de 100 g de 4-metilpropiofenona, mas, considerando as perdas, você obtém cerca de 100 g (talvez mais)."
 
Last edited by a moderator:

lolman172

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 27, 2022
Messages
2
Reaction score
2
Points
1
Obrigado, amigo, o vídeo foi incrível. Mas preciso perguntar que é muito difícil encontrar 4-metilpropiofenona aqui. o que posso fazer? em vez desse chique?
 

2FDCK-chef

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 14, 2023
Messages
17
Reaction score
5
Points
3
Deals
1
4-methylpropiophenone 1451-82-7
É este o produto?
 

Jamroz

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 16, 2022
Messages
16
Reaction score
2
Points
3
Tenho pronto o 2-bromo-4-metilpropiofenona. Em que quantidade de benzeno eu preciso dissolvê-la para essa reação? Posso trocar o nmp por outro solvente? Se sim, você pode me dar alguns exemplos de escala
 
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
A reação com NMP leva de 15 a 20 minutos e pode ser substituída por Dimetilsulfóxido, Dimetilformamida ou Sulfolano.
Mas o NMP é a melhor opção.
Para 1g de 2-bromo-4-metilpropiofenona, são necessários 3 ml de benzeno; se não estiver completamente dissolvido, você pode adicionar 1 a 2 ml. A reação é muito mais demorada no benzeno. Se você não aquecer a mistura, ela reage por aproximadamente 24 horas, dependendo da quantidade de cetona.
 
Last edited by a moderator:

ELOELO

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 21, 2023
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Esta será minha primeira vez, devido à minha falta de experiência em química, gostaria de ter certeza de uma coisa. Começando com o 2b4m, basta que eu o dissolva em 300 ml de benzeno e, após a dissolução completa, adicione 200 ml de metilamina? A metilpirrolidona não é necessária no meu caso?
 

dark_side_of_chemistry

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 23, 2022
Messages
35
Reaction score
15
Points
8
Olá, tenho uma dúvida sobre o estágio de aminação. É melhor dissolver o bk4 em NMP e adicionar metilamina, conforme descrito em Synthesis of mephedrone in NMP (large scale), ou dissolvê-lo em tolueno, por exemplo, adicionar metilamina e depois apenas NMP, como no vídeo?
 

Jamroz

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 16, 2022
Messages
16
Reaction score
2
Points
3
Tentei reagir 100g de 2-bromo4metilpropiofenona com uma proporção de 200ml de metilamina 40% e 300ml de nmp. O rendimento final foi de 40g de mefedrona hcl, mas adicionei muito ácido, o ph do papel era vermelho claro, o ph estava abaixo de 5, mas só um pouco. Quanto ácido devo usar para cada 100g de bromocetona? Quero tentar uma balança de 25 kg, na sua opinião, isso funcionaria?
 
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
Entendi corretamente que você deseja reagir 25 kg de 2bromo4propiofenona? Esse é um volume bastante grande, mas é realista. O consumo aproximado de ácido clorídrico é de 300 a 400 ml por 1 kg de 2bromo4propiofenona.
 
Last edited by a moderator:

Jamroz

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 16, 2022
Messages
16
Reaction score
2
Points
3
Você pode me dizer quanto g de mefedrona devo obter de 100g de 2bromo4propiofenona se eu fizer isso corretamente?
 
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
C10H11BrO + CH5N → C11H15NO + HBr
Como pode ser visto na equação, uma molécula de 2-bromo-4-metilpropiofenona produz uma molécula de mefedrona.
C10H11BrO: 227,0977 g/mol
C11H15NO : 177,2429 g/mol
227.0977/177.2429=1.28127953
O coeficiente é 1,28127953
Isso significa que, de 100 g de 2-bromo-4-propiofenona, você obterá 78,0469818 g de mefedrona base.

A massa do cloridrato de mefedrona aumentará em 1,19 g/cm3 e o coeficiente será de 1,27273446
C11H15NO+HCl=177.2429+1.19=178.4329
227.0977/178.4329=1.27273446

100g(C10H11BrO)/1.27273446=78.5709849g(C11H15NO)
O rendimento teórico da reação de 2-bromo-4-metilpropiofenona foi de 78,5709849 g de cloridrato de mefedrona. Mas deve-se considerar que é difícil atingir o rendimento teórico, geralmente a perda é de 20%.
 
Last edited by a moderator:

delkibrother

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 27, 2022
Messages
9
Reaction score
2
Points
3
No vídeo, o resultado final é um pó. É possível obter uma "rocha" sólida?
Pelo que entendi, podemos dizer que, em geral, o rendimento final é de cerca de 70-80% da 2-bromo-4-propiofenona usada?

E também: se eu já tiver a 2-bromo-4-metilpropiofenona, o que mudará no processo do vídeo?
 
Last edited:
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
Essa é a próxima etapa após o recebimento do pó.
Até 78% é o rendimento teórico, o rendimento real é de aproximadamente 60% da massa de 2-bromo-4-metilpropiofenona.
A 2-bromo-4-metilpropiofenona deve ser dissolvida em benzeno, a metilamina deve ser adicionada e o NMP deve ser adicionado aos poucos.
 

Jamroz

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 16, 2022
Messages
16
Reaction score
2
Points
3
Você pode me dizer o que posso usar em vez de benzeno? É difícil obtê-lo em grande escala.
 

btcboss2022

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 15, 2022
Messages
650
Solutions
1
Reaction score
657
Points
93
Deals
8
Olá,

Devo substituir o NMP por DMF na mesma quantidade?

Obrigado.
 
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
Sim
Se você usar a mesma quantidade, certamente terá sucesso
Você pode fazer experimentos com as quantidades
 

karamelosanto

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 14, 2022
Messages
15
Reaction score
4
Points
3
Hi!
Posso substituir o NMP por DMSO (dimetilsulfóxido)?
Em caso afirmativo, qual é a quantidade necessária?

Além de benzeno, tolueno, xileno, DCM, acetato de etila, o que mais posso usar?
Muito obrigado
 

btcboss2022

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 15, 2022
Messages
650
Solutions
1
Reaction score
657
Points
93
Deals
8
Olá, eu fiz isso com DMF e Tolueno.
 

zuidmen

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 17, 2023
Messages
0
Reaction score
0
Points
3
Deleted

btcboss2022

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 15, 2022
Messages
650
Solutions
1
Reaction score
657
Points
93
Deals
8
Ufff Não me lembro agora, fiz isso uma vez e há muito tempo, desculpe.
 
Joined
Jul 25, 2021
Messages
193
Reaction score
295
Points
63
Use a mesma proporção que o NMP.
DMSO, DMF, NMP e sulfolano são solventes intercambiáveis. Eles são usados como solvente, criando um meio para uma reação rápida. As proporções podem ser alteradas, mas os volumes dos outros solventes usados também devem ser ajustados.
É melhor usar esses solventes, pois eles foram testados e funcionam muito bem. Mas é possível usar outros solventes, mas é preciso verificar suas propriedades, pois eles funcionarão com os reagentes disponíveis.
 
Last edited by a moderator:
Top